terça-feira, 19 de abril de 2011

AMIGO MUSICAL CONVIDADO # 30 - Jardel Ther

O Às das coletâneas!


Uma vez já escrevi aqui que senti uma certa hostilidade diante de vários donos de blogs sobre MPB. Não é à toa que reduzi a lista de sites indicados no gênero em pelo menos 30%. Nunca imaginei que rolasse uma certa competitividade quando a receptividade seria tão frutífera para todos - não há nada melhor do que a troca de informações, conhecimentos sobre cantores, compositores, opiniões divergentes - unindo-as se chega a um consenso e o diálogo enfim se estabelece, enriquecendo o assunto (que já é riquíssimo, em se tratando da música brasileira).
Jardel, além de mostrar-se diferente e acessível, tem uma bagagem imensa no tema, opina com propriedade e gera até polêmicas em rede sociais graças à veia forte e crítica que tem (que faz parte da comunidade da Gal Costa, no Orkut, que o diga! A maioria dos fãs não acataram suas críticas e causaram o maior fuzuê por conta delas). O rapaz de Ubá - Minas Gerais, comanda ainda dois blogs feras no assunto: o excelente "Cantoras do Rádio", em companhia de


O rei: singela homenagem às suas sete décadas!



Quando recebi o convite de Henrick, fiquei felicíssimo em poder usar meus dotes literários e saber que seria lido. Mas aí veio a dúvida atroz: que canção eu escolheria? Poderia escolher uma canção que falasse de minha personalidade e comportamento (“Balada do louco”, “O quereres", etc.) ou alguma que ilustrou minhas epopeias passionais. Eu queria que fosse uma canção conhecida, não dava pra colocar essas canções que só EU conheço. Depois de dias pensando muito, cheguei a uma conclusão: o Rei!
Roberto Carlos – que, aliás, completa sete décadas de existência hoje, dia 19 – é um cantor que, eu, particularmente, não gosto. Gosto só das composições. Ainda assim, só nas décadas de 60 e 70. Da década de 80 pra cá, a qualidade das composições inéditas só caiu. Apesar de ter canções lindíssimas, RC também tem muita coisa brega em seu acervo. Mas como tenho meu ladinho brega, eu adoro. Esta canção que escolhi (apesar de muita gente pensar que sim) não é dele, é de Rossini Pinto. Foi gravada no LP “Em ritmo de aventura”, de 1965 e foi tema do filme.
Eu podia escolher outra gravação, já que já foi gravada por várias pessoas, inclusive Jussara Silveira e Caetano Veloso, que adoro. Mas a gravação cuja interpretação mais me chama atenção pela irreverência e cafonice é a do próprio RC. As gravações de Jussara e Caetano são muito soturnas pro meu gosto. Não acho que a canção seja isso!
A canção é minha filosofia de vida: gostar só de quem gosta de mim. Não só no sentido amoroso, como no sentido social. “Pra quê perder tempo com gente que está cagando e andando pra mim?”, penso. Ademais, tenho um sistema aquariano de viver: tratar os outros como quero ser tratado. Isso é a cara da canção! Óbvio, o eu-lírico também diz sobre o amor. Também concordo! Na canção “Sobre todas as coisas” (de Chico Buarque e Edu Lobo, que foi gravada por Gilberto Gil para o espetáculo “O grande circo místico”), há o verso “Não vê que isso é pecado: desprezar quem lhe quer bem?”. Então, pra quê sofrer dessa síndrome?
Mas há um leve problema com essa minha filosofia e está na canção “Fim de festa” (de Rosinha de Valença e Leci Brandão), que diz: “A razão até perde o sentido, pois eu duvido que o amor, ao chegar, escolha a pessoa e o lugar.” Portanto, é a contragosto que digo que não é possível manter a filosofia de “Só vou gostar de quem gosta de mim” por muito tempo. Ela acaba com uma contradição. Espere pra ver!


JARDEL THER
Blogs:
http://mpbemonos.blogspot.com/
http://cantorasdoradio.blogspot.com/


***********************************************

O EnTHulho Musical aproveita para parabenizar o rei nesta data especial, sobretudo quando se está repleto de emoções em decorrência de problemas familiares tão graves. O Brasil (e o mundo inteiro) compreende sua dor e se solidariza!


**********************************************

SÓ VOU GOSTAR DE QUEM GOSTA DE MIM
Composição: Rossini Pinto.
Interpretação: Roberto Carlos

De hoje em diante
Vou modificar o meu modo de vida
Naquele instante que você partiu
Destruiu nosso amor
Agora não vou mais chorar
Cansei de esperar
De esperar enfim
E pra começar eu só vou gostar
De quem gosta de mim
Não quero com isso dizer que o amor
Não é bom sentimento
A vida é tão bela
Quando a gente ama e tem um amor
Por isso é que eu vou mudar
Não quero ficar chorando até o fim
E pra não chorar
Eu só vou gostar de quem gosta de mim
Não vai ser fácil eu bem sei
Eu já procurei
Não encontrei meu bem
A vida é assim
Eu falo por mim
Pois eu vivo sem ninguém...



TH - Parabéns ao rei!!




5 comentários:

  1. Que legal seu blog....

    adorei o post...

    Adoro MPB.... uma dica a mais sempre é boa... o layout do sue blog tbém é muito bom


    http://leticiaturtle.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Ótimo o texto do Jardel! E fiquei triste com o que aconteceu com o rei. Interessante é que ele sempre teve problemas na vida pessoal interferindo no seu trabalho, porém nunca deixou de segir emfrente.
    Bela homenagem!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou suspeito para falar do REI! Não só gosto de tudo o q ele compôs e cantou, como gosto dele como pessoa, como homem, como cantor e como compositor. #PASSIONALEXTREMO FATO. Mas enfim, quem viveu anos 60, 70 não tem como não ter sido marcado pelo cetro do REI. Eu sou um destes. Desde os meus 13/14 anos q ele se fez presente em minha vida.

    ResponderExcluir
  4. Gente, essa introdução que Henrick fez só ostentou meu "pequeno" orgulho. Merci beaucoup pelas mesuras e pela oportunidade!

    ResponderExcluir
  5. Bela e oportuna participação a do Jardel.
    Muito satisfeito!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...