quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

LISTA: PARCEIROS DE TOM JOBIM

Sérgio Ricardo, Normando Marques, Tom Jobim, Ronaldo Bôscoli e Nara Leão: reuniões da Bossa Nova.



No dia 8 de Dezembro de 1994 o coração de Tom Jobim parara de repente...centenas de balões brancos foram enviados aos céus do Rio de Janeiro em sinal de homenagem, ao som da cantada quase em uníssono “Chega de Saudade”. Só que ela só estava começando...
Em meio a uma trajetória tão gigantesca e rica, sabemos que uma andorinha só não faz verão e que nessa longa estrada Tom contou com inúmeros parceiros em sua carreira. Cantores, compositores, amigos, intérpretes...Gente que teve participação, de uma forma ou de outra, pra que momentos como o fatídico 08/12/94 tivesse sido tão triste, saudoso e memorável....
o EnTHulho reúne hoje apenas algumas estrelas que constutuíram a constelação Antonio Brasileiro.





1) VINÍCIUS DE MORAIS

Incontestável principal parceiro de Tom Jobim. O mais possessivo dos amores, por assim dizer. Juntos revolucionariam a música popular brasileira e ajudariam a fundar a Bossa Nova. É só relembrar qual foi a primeira cria de ambos pra concluir a genialidade da parceria : “Se Todas Fossem Iguais a Você”. A partir do momento em que começaram a compor juntos, o poeta passou a exigir cada vez mais exclusividade de Tom, e anos depois a afinidade se desfez devido às constantes viagens de Tom e o temperamento ciumento de Vinicius. Mas rendeu frutos eternos...
Garota de Ipanema, Chega de Saudade, Eu Sei que Vou Te Amar e Canção do Amor Demais.


2) NEWTON MENDONÇA



O nome de Newton Mendonça, um dos mais importantes componentes do grupo que revolucionou a música brasileira, permanece obscuro. Músico e compositor, o carioca que morreu jovem aos 33 anos em 1960, foi o primeiro parceiro de Tom Jobim. A dupla - que se conhecia desde a infância e adolescência passadas em meio a pianos e gaitas na Rua Nascimento Silva, no Rio de Janeiro - foi responsável pela criação de canções como Samba de Uma Nota Só, Desafinado, e Meditação. De tão admirável, o cronista José Carlos de Oliveira (em sua coluna de 1974 publicada no Jornal do Brasil) concedeu a Newton um lugar na tríade da Bossa Nova ao considerá-lo o legítimo criador do gênero "ao lado de Tom Jobim e João Gilberto.


3) JOÃO GILBERTO


Meses finais de 1957: momento em que dois jovens se reencontram. Tom Jobim e João Gilberto haviam sido apresentados tempos atrás, mas passaram um período sem se verem. Agora, nesse reencontro, Tom ouve o violão tocado de forma singular, repara nos timbres discretos, tranqüilos, profundos, da voz do amigo: cantando baixo, dando a nota exata. Tom lembra-se de Chet Baker, grande do jazz norteamericano. Em pouco estaria consumado uma das mais impactantes reuniões da música brasileira.





4) MIÚCHA


Para participar da obra de Tom, era preciso uma boa dose de amor. Amor brasileiro. E Miucha começou sua carreira justamente falando de amor ao lado de Tom. Nos vários discos lançados em parceria, sua voz tímida e suave pontuou com perfeição as crônicas amorosas de Jobim, tornando-a uma das mais lembradas comparsas do maestro. Alem de ser a figura feminina-mor do “quarteto fantástico” composto de Tom, Vinicius, ela e Toquinho.






5) ELIS REGINA


Para comemorar os dez anos de carreira, a cantora Elis Regina pediu um presente à gravadora: fazer um disco com Tom e com as músicas de Tom. O maestro relutou, mas acabou aceitando. O disco Elis & Tom, gravado no início de 1974, em Los Angeles, onde Tom estava morando, teve um começo tenso. Ele foi pego de surpresa pelo empresário de Elis Regina, Roberto de Oliveira, que telefonou avisando que um grupo de músicos e Aloysio de Oliveira estavam no avião rumo à Califórnia para gravar um LP com maestro. Tom odiava surpresas e queria mandá-los de volta. "Não é que eu seja anti-social. É que sempre funcionei, em termos profissionais, com mania de perfeccionismo. O Aloysio chegando assim, de improviso, com a Elis a tiracolo me apavorou um pouco", disse Tom na época. "Ela conhece meu repertório melhor do que eu. Elis lembrava de arranjos que eu já havia esquecido. Uma coisa incrível." dizia também o maestro.



6) FRANK SINATRA


Tom Jobim fez muito sucesso gravando discos fora do Brasil também, na década de 60. O sucessos destes fez Frank Sinatra – grande mito dos Estados Unidos, convida-lo para fazer um concerto conjunto. O disco "Francis Albert Sinatra e Antônio Carlos Jobim", de 1967, com arranjos de Claus Ogerman, incluiu versões em inglês de músicas de Tom ("The Girl From Ipanema", "How Insensitive", "Dindi", "Quiet Night of Quiet Stars") e composições americanas, como "I Concentrate On You", de Cole Porter




7) TOQUINHO

Mais um parceiro, mais uma vida compartilhada....Toquinho integrava o núcleo de Tom com louvor, o que ajudou – simultaneamente, a tornarem suas obras mais memoráveis ainda. O grande destaque, na minha modesta opinião, é o LP “Tom Jobim, Miúcha, Vinicius e Toquinho”, gravado ao vivo no Canecão. A afinidade do quarteto era evidenciada a cada nota e acorde da apresentação.


8) DOLORES DURAN


A já veterana cantora Dolores Duran poderia ter sido o mais fiel e constante dos amores de Tom, se não fosse os ciúmes de Vinicius. A cantora tinha todo amor necessário pra acentuar com propriedade a obra do maestro. Na sua voz, ficaram eternizadas interpretações de luxo como “Por Causa de Você” ou “Se é por falta de Adeus” – grandes frutos da acertada parceria. "Ele ficava mexido e tinha verdadeira adoração por cantoras consagradas como Dolores e Elizeth Cardoso", cita uma fonte.







9) CHICO BUARQUE


Por intermédio de Vinicius – que freqüentava a casa Buarque de Hollanda, Tom conheceu Chico Buarque, que acabou se tornando um grande encontro da música brasileira. a primeira valsa, chamada "Imagina", composta pelo maestro, em 1947, ganhou letra de Chico alguns anos depois. E com ele Tom criou obras-primas da música brasileira, como "Retrato em Branco e Preto", "Sabiá", "Anos Dourados", "Carta do Tom" (resposta à "Carta ao Tom", de Vinicius e Toquinho), "Meninos", "Eu Vi".


10) OUTROS



– Quem são? Ronaldo Bôscoli (foto), Nara Leão, Elizeth Cardoso, Paulinho Soledade, João Stockler, Luiz Bonfá, Alcides Fernandes, Sérgio Ricardo, Carlos Lyra, Normando Marques e Roberto Mazoir, dentre outros tantos os quais Tom se afastou ao longo de suas idas aos Estados Unidos. Mas todos foram marcados – de uma forma ou de outra, pela grandiosidade do astro, além de terem parcela muito significativa a construção do mito.




Cometi alguma injustiça? Esqueci algum parceiro importante? Comente!


*************************************

SE TODAS FOSSEM IGUAIS A VOCÊ
Tom Jobim e Vinícius de Morais

Vai tua vida,
Teu caminho é de paz e amor
Vai tua vida é uma linda canção de amor
Abre os teus braços
E canta a última esperança
A esperança divina de amar em paz

Se todos fossem iguais a você
Que maravilha viver
Uma canção pelo ar,
Uma mulher a cantar
Uma cidade a cantar,
A sorrir, a cantar, a pedir
A beleza de amar
Como o sol,
Como a flor,
Como a luz
Amar sem mentir,
Nem sofrer

Existiria verdade,
Verdade que ninguém vê
Se todos fossem no mundo iguais a você


TH - A dupla que arrebentava!



6 comentários:

  1. Destacar um só é dificil...mas eu ainda fico com Elis e Tom, cuja afinidade causa espanto até hoje ante a refinada sintonia...

    ResponderExcluir
  2. Faltou Gal. Considero o encotro de Tom com Gal genial.Ele cansou de dizer em entrevista que ela era sua cantora preferida, e tiveram muitos encontros memoráveis "Rio revisted", "Free Jazz", "Eco 92", e a trilha de gabriela. Só faltou o disco que os dois queriam tanto fazer.

    ResponderExcluir
  3. Verdade!
    Gal não constou nessa lista, mas esteve presente no primeiro post desse mes sobre Tom Jobim (que é o artista do mês) cantando "Dindi", inclusive no video.

    Obrigado pela participação!

    ResponderExcluir
  4. THiago

    gosto muito do encontro com a (adivinha!) Marina cantando Lígia.

    ResponderExcluir
  5. tom e vinicius foram os inconis da musica popular brasileira . Benedito Gonçalves

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, este site me ajudou muito no meu trabalho. Faço questão de colocar a Bibliografia :)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...