domingo, 23 de janeiro de 2011

AMIGO MUSICAL CONVIDADO # 23 - Daniel Pepe!

A simpatia perdida em meio aos gélidos corações paulistanos


Toda vez que vou descrever alguém nessa seção, eu cogito se serei suficiente. Se singelas palavras poderiam mesmo destacar as melhores características do convidado. Claro que não. Uso esse espaço, entretanto, pra mostrar a minha 'leitura" sobre quem muito gentilmente vem aqui e deixa seu querido relato. Graças a Deus, só tive a felicidade de, desde que o blog começou, contar com textos inspiradíssimos, de pessoas igualmente especiais. Vou começar a acreditar nessa história da "aura que atrai pessoas do bem" ao meu redor! =]
Daniel Pepe não foge à regra. Sempre quis chamá-lo pra escrever aqui no EnTHulho, mas encabulava...não sei dizer bem o porquê. Até antes da amizade, entre nós se estabeleceu um profundo respeito. Sempre cordial - na internet e pessoalmente, o Dani é aquela pessoa agradável, acessível, discreta e que te dá a sensação de reconforto. Não é preciso mais do que alguns minutos pra notarmos um ser iluminado ao nosso lado.
Posso chamar nossos amigos em comum de "nossa turma" e, em meio a eles, reconheço no Pepe características de uma pessoa que, a despeito da timidez, tem a capacidade de te deixar à vontade em qualquer tempo. O sorriso é a porta de entrada, e Daniel chama as pessoas pro seu mundo da maneira mais franca e sincera possível. Fico feliz de já termos estabelecido uma frutífera amizade - a sensação de "poder contar" com alguém é maravilhosa e, em nosos caso, recíproca!
Sigamos com o relato "redescobridor" do rapaz de São Paulo. (Tô chegando!!!).

Em tempo: Adoro quando os convidados falam das músicas "quase-escolhidas" antes de elegerem a definitiva. Dá uma ideia do gosto musical dos mesmos, que é a verdadeira essência da seção!

"Ela"


Não vou ser o primeiro nem o último a escrever aqui que é muito difícil escolher uma música que represente a nossa vida ou um momento importante dela. Por isso, achei a parte em que deliberamos para escolher uma canção que diga algo sobre nós e que ao mesmo tempo transmita aos outros o que sentimos com ela, uma etapa bastante interessante. E nessa etapa, algo em torno de dez composições me vieram à mente.
Antes Que Seja Tarde”, Pato Fu, “Catedral”, Zélia Duncan, “Tempo Perdido”, Legião e “Esotérico”, Gilberto Gil já me acompanham há um bom tempo, nos momentos mais introspectivos, de conforto e reencontro. “Cartão Postal”, Olivia Himme, é aquela nostalgia melancólica que me lembra um momento feliz que já se foi. “Toada” e “Quem Tem a Viola”, ambos do Boca Livre, são lindas, mas não se encaixam em nenhuma fase específica. “À Primeira Vista”, Daniela Mercury e “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda” , Kid Abelha , são duas importantes canções que me acompanharam num momento de paixão e encantamento.
Mas o que eu queria mesmo passar para os leitores do EnTHulho é o momento que estou passando, que já aconteceu algumas vezes em outros tempos. Uma etapa onde a mudança é necessária, pois, por imposições das circunstâncias ou decisões erradas que tomamos, ficamos mais tempo do que o preciso em alguma fase da vida. “Tocando em Frente”, do Almir Satter na voz de Bethânia ou “Sol de Primavera”, Beto Guedes, seriam boas pedidas para representar isso, cada uma com seus versos significativos. Entretanto, elas não representam perfeitamente esse meu momento de “REDESCOBRIR”!
Com uma letra muito profunda e encorajadora e uma melodia estimulante, “Redescobrir”, composição do Gonzaguinha na voz de Elis Regina, demonstra bem meu anseio atual. Ela nos faz buscar dentro de nós algo da infância (“Vai como a criança que não teme o tempo. Mistério!”) e a nossa intrínseca relação com a natureza (“Vai o bicho homem, fruto da semente. Memórias!”), ou seja, mostra que devemos voltar às raízes, nos redescobrirmos para, consequentemente, continuarmos a viver (“Redescobrir o gosto e o sabor da festa. Magia!), sempre ao lado de companheiros que elegemos para compartilhar a vida (“O suor da vida no calor de irmãos.”).



DANIEL PEPE


**********************************

REDESCOBRIR
Composição: Gonzaguinha
Interpretação: Elis Regina

Como se fora a brincadeira de roda (Memórias!)
Jogo do trabalho na dança das mãos (Macias!)
O suor dos corpos na canção da vida (Histórias!)
O suor da vida no calor de irmãos (Magia!)

Como um animal que sabe da floresta (Memórias!)
Redescobrir o sal que está na própria pele (Macia!)
Redescobrir o doce no lamber das línguas (Macias!)
Redescobrir o gosto e o sabor da festa (Magia!)

Vai o bicho homem fruto da semente (Memórias!)
Renascer da própria força, própria luz e fé (Memorias!)
Entender que tudo é nosso sempre esteve em nós (História!)
Somos a semente, ato, mente e voz (Magia!)

Não tenha medo meu menino povo (Memórias!)
Tudo principia na própria pessoa (Beleza!)
Vai como a criança que não teme o tempo (Mistério!)
Amor se fazer, é tão prazer que é como fosse dor (Magia!)



TH - Reflexão de vida e estima!




10 comentários:

  1. Uma ótima escolha do Daniel!
    "Redescobrir" se fez presente para o público televisivo durante 3 vezes: no início dos anos 80, no especial Grandes Nomes com Elis; Na abertura da novela "Razão de Viver" (SBT), em 1996, e na abertura da novela "Ciranda de Pedra", em 2008.
    Uma letra inspiradíssima de Gonzaguinha e uma interpretação mais ainda da imortal Elis.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso post, TH!! Texto inspiradíssimo, Daniel!! Parabéns aos dois!!

    ResponderExcluir
  3. Acho que o que todo amigo musical mais espera, além de ver seu texto publicado nesse blog de altíssima qualidade, é pela descrição sempre sensível que o TH vai fazer da pessoa. Comigo não foi diferente e claro que fiquei muito feliz e emocionado. Reafirmo que o "poder contar" com alguém é recíproca. Ansioso pela chegada desse grande amigo nas terras paulistanas.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. "Redescobrir" é minha canção favorita na voz da Pimentinha...
    uma ótima redescoberta do Daniel, aliado a um texto sensível! Parabéns a ambos!

    ResponderExcluir
  6. BARBARIDADE....Esse Pepe é do RISCADO!!!

    Amei todas suas preferências musicais. Também gosto de muitas citadas por ele e Gonzaguinha na voz da Maior cantora brasileira de todos os tempos, em minha modestíssima opinião, é simplesmente o transbordamento absoluto dos sentidos...

    Parabéns, Thiago! Parabéns, Pepe, pelo texto tão belo e tocante e por nos relembrar canções simplesmente eternas!

    Muito obrigada aos dois!!!

    Saio daqui hoje com coração e alma mais leves...

    BEIJOS!!!!


    Lou

    ResponderExcluir
  7. Eu que agradeço, Daniel, poder contar com grandes participações aqui como a sua.

    Esse blog não é apenas meu. Conto com colaboradores preciosos que o deixam mais rico ainda!

    ResponderExcluir
  8. Primeiro, adorei o texto muito sincero e afetivo do Thiago ao falar do convidado, Daniel. Segundo, parabenizo o Daniel por um texto tão enxuto e que, a um tempo, deixou tanta coisa boa em termos musicais. Queria dizer que temos alguns gostos musicais em comum e foi bom saber disso em se tratando da pessoa bacana que é (a descrição de TH não poderia nos deixar pensando outra coisa rs). Por fim, fiquei desapontando ao descobrir que não tenho a música Redescobrir nos cds da Elis que ciosamente guardo em minha cedeteca (desconfio que isso seja neologismo... n sei... rs) Vou atualizá-la. Valeu a dica!! Força sempre.

    ResponderExcluir
  9. "Redescobrir" é mesmo uma canção belíssima! Tenho um DVD, de um show da Elis, exibido pela Globo, em que ela canta essa música ao final e me arrepio todo cada vez que o vejo novamente!
    Parabéns, Daniel, xará! =) Seu relato foi muito original e significativo: ao dizer o que não escolheu, você acabou nos tornando cúmplices do processo e a escolha final foi, também para nós, muito certeira.
    Gostei muito!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Estava devendo um comentário no post desse amigo convidado, um dos meus queridões! Belíssimos textos, tanto do TH (definiu muito bem essa pessoa incrível que é o Daniel), quanto do Dani, certeiro na escolha da música (minha preferida da Elis, acredito!). Ótimo post!

    Parabéns, meninos!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...