Artistas brazucas envolvidos com bafões. Ainda: David Byrne, que esteve presente no "caso Caetano" e Sonia Abrão, representando a "imprensa" brasileira!Chegamos! Com alegria apresento-lhes a nova cara do blog. Agradecimentos a MCI, web designer multi-talentoso e, aproveitando, parabens! Hoje é o dia dele!:) E eis que para a estreia do novo EnTHulho Musical elaborei uma pequena (...) lista de curiosidades/escorregões/fatos estranhos de nossos artistas. Não que tenham intenção de denegrir – antes de tudo, nossa música é feita por profissionais que são adorados justamente por serem os nossos super-heróis humanos, cada vez mais próximos de seus fãs. Ninguém mais do que eu ama música brasileira e não teria intenção alguma de depreciá-los. Aliás, se compararmos com os bafões do show business internacional, veremos que as trapalhadas brazucas não são nada! É só pensar: “pô, eles são gente como a gente!”
Não inventei nada – tudo o que utilizei para a matéria está documentado pela imprensa ao longo dos anos. Alguns boatos eu tive que deixar de fora por falta de provas – tudo o que menos quero é colidir com a justiça nesse momento (risos).
Chega de papo e vamos à primeira parte (são MUITOS bafões)!
Apreciem a leitura no mínimo divertida :) E viva a nossos músicos!
1) VANUSA (EN) CANTA NA INTERNET!

Ninguém, nos últimos dois anos, esteve mais presente na mídia da música brasileira do que Vanusa. Musa do iê iê iê, foi sucesso na década de 1970 com a canção "Manhãs de Setembro". Ao longo de sua carreira, gravou 23 discos e vendeu mais de um milhão de cópias, ganhando prêmios e representando o país em festivais internacionais. Após uma curiosa capa junto ao filho Rafael Vanucci na G Magazine no começo da década de 2000, a cantora voltou ao ostracismo, só retornando graças à lendária apresentação na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde se perdeu completamente na interpretação do Hino Nacional Brasileiro. Na época, alegou estar sob efeito de remédio para labiritinte. Só que agora em 2010 a cantora voltou a pisar na bola, dessa vez esquecendo completamente, num especial do Dia dos Pais na TV Cultura de Amazonas, a letra de “Sonho de Palhaço”, misturando com “Como Vai Você”, de Roberto Carlos.
Comentário de TH: Graças aos episódios, a cantora foi duramente criticada na mídia – sobretudo na internet. Era de cortar o coração piadinhas como “agora quero ver Vanusa cantar “Faroeste Caboclo”. Fica aqui a medalha de ouro pra musa por esses deslizes, no entanto sem nunca deixar de respeitar sua rica contribuição à música do país.
2) MARINA VIRGEM? NÃO MAIS...

Essa foi mesmo quente! Em entrevista a “Joyce PascoWITCH”, Marina revela que transou com várias cantoras, mas que guarda a relação mais marcante: a que teve com a diva Gal Costa, aos 17 anos. “É a que vale a pena falar”, encerra. O polêmico depoimento teria desagradado a cantora baiana, que não quis nem ouvir explicações da amiga.
Comentário de TH: Faço coro com Marina, que diz que as pessoas são caretas e que uma repercussão dessa não deveria assolar o país, ainda mais por sabermos que na MPB existem tantos artistas homossexuais e bissexuais, assumidos ou não. É aquele tipo de coisa: “todo mundo no fundo sabe, mas adora polemizar quando a certeza vem”
3)LULU SANTOS CENSURADO!

Em 1988, Lulu – que já tinha se firmado como pilar do pop rock brasileiro e se consagrado com grandes e lendários álbuns ao longo da década, resolve “brincar”, e de boneca: trouxe na capa de seu disco “Toda Forma de Amor” os bonecos Barbie e Ken fazendo coisa feia na cama e sendo pegos em flagrante. Perfeita metáfora do conceito do disco, que pregava justamente a favor da liberação sexual, mas que não foi entendida pelos americanos, que obrigaram a BMG e mudar a capa do disco.
Comentário de TH: Uma grande minha do mundo da música. Atentado americano contra uma das melhores metáforas brasileiras. Nojo!
4) PAULA TOLLER E LEONI – GAROTOS DOS DOIS LADOS

Essa eu pesquei do site Acervo do rock e se refere a uma briga acontecida em 1986: na terceira noite do festival Cidade Live Concert. Depois de uma briga envolvendo Léo Jaime, Leoni, Paula Toller, Herbert Vianna e a música "Fórmula do Amor” (em que Léo Jaime e Leoni são autores), Justamente ali Leoni se manda de vez do Kid Abelha e decide formar os Heróis da Resistência.
Comentário de TH: Já eram famosas as brigas entre Paula Toller e Leoni – a primeira sempre demonstrou um comportamento conjugal problemático no palco, enquanto ele aparentava ser mais contido. EU lembro que um amigo me contou, uma vez, que a banda deu o maior piti no Ginásio do Sesi – em Maceió por conta dos problemas com áudio.A questão é: analisando as duas versões de “Garotos” – na primeira, uma visão feminina sobre o tema, na voz de Paula e a segunda, uma “resposta” Leoni. Não seria, ao acaso, uma tardia alfinetada final do músico? Boatos contam que Paula desferiu unhada em Leoni noutra discussão, mas isso não se pode confirmar.
5) PORRA EMETEVÊ!

No Video Music Brasil de 2004, Caetano Veloso fez um dueto com David Byrne. Ao falhar o áudio pela segunda vez, Caetano dispara “Ô Emetevê, toma vergonha na cara! Bota essa porra pra funcionar”, em uma atitude beeeem "rock and roll". Sorte que a MTV levou o episódio numa ótima e até fez charada do ocorrido.
Comentário de TH: Já é histórica a falta de educação de bandas de rock em festivais e premiações no cenário internacional. O incidente não teria incomodado tanto se não aparentasse ser um tremendo “lambe botas” do semideus baiano perante o ídolo internacional. Feio...
6) CANO DE TIM MAIA

O cantor Tim Maia sempre teve encrencas no seu repertório de bastidores. Já foi deportado dos E.U.A. por posse de drogas e arrombamento de casas. Já também subtraiu cadeiras de um programa de auditório, episódio o qual ele e refere como uma “cagada”. Mas nada tão explícito na mídia como o famoso “cano” que o cantor deu no especial “Chico & Caetano”, onde cantaria com os dois. Não houve telefonema que descobrisse onde Tim estaria...
Pode ser visto neste link: http://www.youtube.com/watch?v=owdGnJf-xuQ
Comentário de TH: A falta de profissionalismo é elencada com vontade e sem dó na lista.
7)RITA LEE É DEMITIDA DOS MUTANTES!

Quem vê a poderosa Rita Lee (que atualmente se encontra afiadíssima no Twitter, já causando furor com seus twits bombásticos), mal pode imaginar que a moça penou por ter sido expulsa em 72. A história tem várias versões. Rita sustenta que quis sair por não concordar com a inclinação progressista que o grupo vinha tomando. Mas os fatos (sobretudo o dela dizer que adoraria, do fundo de seu coração, que eles se fodessem) desmentem. A partir desse ano, o melhor grupo nacional de rock mudava radicalmente de cara
Comentário de TH: ...e perdia todo seu humor, emprestado por nossa querida roqueira de verve cômica única! Lamentável.
8) SOB MEDIDA PARA AS DUAS

Nossa MPB é repleta de lendas com tantos relatos e versões que nunca saberemos um dia quem tem razão. Falando em versão, a música “Sob Medida”, de Chico Buarque, foi gravada originalmente por Simone, mas estourou mesmo com Fafá de Belém, no mesmíssimo ano de 1979. Fãs de Simone taxam Fafá de oportunista barata por ter pego carona dessa forma e que Simone teria se chateado por ter sido ofuscada pela grande voz de Fafá.
Comentário de TH: Bobeira. As duas versões são ótimas...se for verdade, Simone deveria se orgulhar das demais músicas do ótimo LP Pedaços (o que contem “Sob Medida”. A grande verdade é que ambas as cantoras eram imbatíveis nesse fim de década de 70 e se perderam feio ao longo da de 80....
9) ATITUDE ROCK É ISSO?

Em 2004, uma briga famosa no mundo do rock brasileiro eclodia: o vocalista do Los Hermanos, Marcelo Camelo, foi agredido pelo vocalista do Charlie Brown Jr, Chorão, durante o desembarque das duas bandas em uma escala em Fortaleza antes de seguirem para Recife onde se apresentariam. O motivo teria sido algumas declarações de Camelo sobre a banda Charlie Brown Jr publicadas na revista "Oi" na ocasião. Nenhuma das bandas registrou queixa formal e seguiram com seus shows normalmente
Comentário de TH: Medo...muito medo de ser agredido por Chorão por conta de minhas opiniões pouco lisonjeiras sobre a banda!
10) SUPLA DUETA COM....CAUBY PEIXOTO?!?!

Já que falamos de atitude rock, o papito estereotipadíssimo Supla sempre foi zoado por ser reacionário contra o sistema (tendo o pai político); por ser a imitação perfeita de Billy Idol; por ter feito filme com os trapalhões, por usar terno rosa-choque e por ter amargado visualizar seus momentos patéticos de carreira por Marcos Mion no famigerado programa “Piores Clipes do Mundo”, na MTV. O que quase ninguém lembra é um dueto clássico do cantor com o excêntrico Cauby Peixoto, na música “Romântica”, da banda de Supla, “Tokyo”. O clipe até passou no fantástico!
Comentário de TH: Essa pérola videocliptica é hilária e não poderia deixar de constar aqui! http://www.youtube.com/watch?v=utpan4_WHPc
11) CARLINHOS BROWN E A NOITE DAS GARRAFADAS

Essa todo mundo lembra. Em pleno Rock In Rio 3, em 2001, Carlinhos Brown protagonizou uma histórica briga com a massa roqueira sedenta pelo show marqueteiro de Guns N’ Roses, que encerraria aquela noite no festival. Os roqueiros, interessados em chegar cedo e garantir um lugar bom, já estavam de má vontade deliberadamente...logo, quando o “omeleteman” chegou com seus hits baianos (como compositor, ele fez a carreira de muita gente. Era fácil ouvir hits de carnaval, como “Rapunzel”, de Daniela Mercury), foi recebido com hostilidade e um verdadeiro tiroteio de garrafinhas de água mineral começou. Revoltado, o baiano esbrajevou “: "Vocês que são do rock, aprendam a amar o Brasil", disse, angariando aplausos de grande parte dos espectadores que, mais afastados do palco, dançavam e curtiam o show normalmente”
Comentário de TH: deixando de lado a falta de respeito da plateia , eu ainda insisto que a culpa foi, na verdade, de Roberto Medina, o organizador do festival, que colocou bandas de estilos (e públicos) bem diferentes dividindo o palco principal. Logo, era barbara acertar que roqueiros não apreciariam música brasileira-raiz e se revoltariam... http://www.youtube.com/watch?v=VxhOaUGhous
12) DE FREQUENTADOR DE PUTEIRO A IRMÃO
Pra quem gosta de rock, é inegável constatar que os Raimundos foram a banda dos anos 90 que hastearam a bandeira do estilo por todos aqueles anos. E que conseguiam misturar o rock com ritmos bem brasileiros, como o forró, por exemplo. As letras eram tenebrosas e muitas vezes pornofônicas, mas era uma banda de respeito no circuito roqueiro. Até Rodolfo abortá-la no auge, em 2001, para se dedicar ao cristianismo, tornando-se protestante. A atitude revoltou membros da banda e, sobretudo, os fãs!
Comentário de TH: Eu não era apaixonado pelos Raimundos, mas eu achava que eles representavam o rock no Brasil sim. Em outras palavras, sim, Tiririca, pió pode ficá sim! (fui subterrâneo agora...rs)
13) O DIA EM QUE O TREMENDÃO LITERALMENTE TREMEU!

Mais uma do Rock In Rio...o festival, por si só, já merece uma matéria à parte. Esta aconteceu na edição de 1985, onde, mais uma vez, a falta de organização do evento resultou na revolta de fãs. Estes estavam sedentos por espetáculos de bandas como Iron Maiden, Whitesnake..e tiveram que aturar o tremendão (devidamente ornado a caráter, com estilo “roqueiro” cantar baladas românticas como “Gatinha Manhosa”. Não deu outra...tiveram que reconduzi-lo para uma outra noite, com artistas mais pacíficos...
Comentário de TH: o mico maior, na minha opinião, foi a roupa caracterizada de maneira exagerada pra cantar baladinhas...faz favor..! http://www.youtube.com/watch?v=ZLwLflzSE_c
14)EPA...QUE É ISSO?!?!

Essa não gerou nenhuma celeuma, mas é curioso: analise as capas do disco “O Chamado”, de Marina Lima e a do Perfil, de Fernanda Abreu. Idênticas! O querido amigo Guilherme Staush foi quem me mostrou a curiosa semelhança. Teria sido proposital?
Comentário de TH: Acredito que tenha sido mera coincidência mas, sem dúvidas...é um bafão!
15) EU SOU MARIA BETHÂNIA, E VOCÊ QUEM É?

Quem já presenciou um show de Bethânia sabe que a moça é cri-cri com detalhes pequenos de palco. Dá piti (contido) por causa de uma luz que não está bem colocada na passagem da música, olha pros músicos e pede, com a gentileza e elegância (sem ironia) que toquem direito. Bethânia é daquelas que matam alguém sem descer do salto...com relação a isso, convém contar uma história pessoal de um amigo: no aeroporto de Recife, Bethânia desce do avião e, na plataforma, é xingada de “sapatão”. A moça se vira, joga os cabelos pra trás e dispara: “eu sou Maria Bethânia...e você quem é?”
Comentário de TH: Nenhum. Acho que, assim como Bethânia, existem gente bastante perfeccionista em diversas áreas. O talento e a gradiosidade da moça compensam qualquer lapso. No link, um vídeo que expressa bem isso. http://www.youtube.com/watch?v=puSDP1QK5Ps
16) ED MOTTA X NETINHO AXEZEIRODA BAHIA: FIGHT!

O Twitter chegou com uma bela proposta, dentre suas outras tantas: você ter a possibilidade de acompanhar (seguir) o cotidiano de seus ídolos. O maravilhoso de um lado se tornou um problemão de outro, pois desnudados, os artistas perdem aquela aura de ‘heróis” e o público percebe que eles são tão iguais ou piores a eles mesmos. E artista que emana opinião deve estar preparado para as conseqüências...
Na ocasião, Ed Motta, o falastrão, trocou deselegâncias com o baiano recém assumido Netinho, sobre o estilo do cantor, que respondeu à altura. A polêmica se tornou famosa e a massa ficou do lado de Netinho
Comentário de TH: Não sou fã declarado de nenhum dos dois, mas Ed, o cara da boca ferina, sempre é cão que rosna e depois volta abanando o rabinho. Já é comprovado em inúmeros tropeços passados do cantor.
17)ESCÂNDALO NA VIDA E NO DISCO

Ângela Ro Ro Já arrumou briga com metade da MPB. Espontânea, a moça não mede palavras, assumia que seu mal era “birita” e seu lado despojado lhe rendeu o título de expoente da música Gls no país. Sua faceta transgressora refletiu-se na vida pessoal e na carreira. Em 1981, em seu segundo disco, Ângela tornava público seu romance com Zizi Possi, ao dedicar-lhe a capa e o título, “Escândalo”, estampado como se fosse manchete de jornal. A cantora fora acusada de agressão por Zizi. A música é de Caetano.
Comentário de TH: Eu ainda anseio por um especial tele-dramaturgico sobre a vida de Ângela, tal qual Dalva de Oliveira e Maysa tiveram. Daria muito pano pra manga e, sem dúvidas, ganchos intrigantes e guinadas fantásticas!
18) SOU BI... E DAÍ?!?!

Ana Carolina herdou os fãs saudosos de Cássia Eller após a morte da cantora, em 2001. A “made in Juiz de Fora” com voz de Thor, que canta baladas açucaradas tocadas incessantemente nas trilhas de novela e no rádio, em 2005, deu um giro que quase fez sua carreira ficar de ponta-cabeça. Declarou à Veja, que era BI. “- Ooooooh”, a massa brasileira hipócrita chiou. O problema é que a moça se assumiu e ficou em cima do muro ao mesmo tempo. Alegou que não contribuía às causas GLS porque “lutar por elas faz parecer que é mais errado ainda”. A declaração chocou a turma colorida, que, enfurecida, alegava que construíram a carreira dela e queriam seu apoio também. Ana preferiu manter-se fora da polêmica e não panfletar.
Comentário de TH: Eu entendo a postura de Ana, mas ela se faz incoerente, pois um ano depois lança uma música chamada “Eu Comi a Madonna”. Polêmica, quem?
Ah...e tá ruim dela ser bi, hein?
19) GAL...DONA DE DIVINAS TETAS!

A genialidade de Gal não estava apenas em seu timbre único, mas também na maneira ousada com que sempre se mostrou, sem medo de arriscar e cada vez mais se reinventando. Não por acaso, a moça era relacionada a escândalos por conta de seu jeito “à frente de seu tempo”. Poucos, contudo, foram tão comentados quanto o show "O Sorriso do Gato de Alice". O show foi dirigido pelo controvertido diretor teatral Gerald Thomas e duas cenas chamam inicialmente a atenção: a primeira, logo no início do espetáculo, quando Gal surgiu, arrastando-se sobre um teto cenográfico como se fosse uma gata vagando pela cidade sob a lua. Foi vaiada até, mas o melhor ainda viria. Durante a música Brasil (Brasil, mostra a tua cara / Quero ver quem paga pra gente ficar assim), de Cazuza, Gal, que cantava com algo que parecia um pijama, abriu a blusa e cantou com os seios à mostra.
Comentário de TH: Quisera eu que a moça continuasse assim, hoje em dia. Mas o fôlego e a idade impediriam... http://www.youtube.com/watch?v=QzmE24s0kuw
20) BIAFRA...VOANDO!
Deu dó. Dono de uma grande carreira na década de 80, Biafra caiu no ostracismo e só retornou agora, em 2009, de forma bizarra, num vídeo que ficou conhecidíssimo na internet: ao interpretar a música “Sonho de Ícaro” para um documentário, o cantor foi quase atingido por um parapente. Logo quando cantava o verso “voar voar..voar voar”
Fontes: Revista Bizz, Site Acervo do Rock, Almanaque da TV - Bia Braune /Rixa, vídeos dispostos no Youtube e comentários de amigos. Obrigado, pessoal! Até a segunda parte!
TH - Vibe "fofoqueiro" on!