quarta-feira, 21 de julho de 2010

TEMA DE NOVELA # 1 - Romantismo em TIETA (21/07)

Começando com o pé direito, falando da trilha da inesquecível adaptação do livro de Jorge Amado.

Inicia-se hoje uma seção do EnTHulho que visa falar de uma de minhas grandes paixões: a sonoplastia da teledramaturgia!
Se música tem por obrigação sublinhar a vida da gente, é claro que ela também deve se fazer presente nas de personagens tão ricos como os que temos nas nossas novelas. As cenas tornam-se mais atraentes e charmosas com temas de fundo bem escolhidos, que, por sua força, conseguem até conduzir ações e destacar personagens. Em todos os momentos - românticos, agitados, melancólicos e até de vilania, a música se faz presente cumprindo seu papel de enriquecimento cênico. E uma trilha sonora bem refinada tem todo o mérito nisso!
Na nova seção, vou procurar fugir da obviedade e ser honesto com meu gosto pessoal, elencando temas que amo e considero ideais aos personagens. Mais um lembrete: por mais que o título da seção fale de novelas, estendo também a demais produções brasileiras (séries, especiais, filmes...).
Nada mais justo que começar com um dos maiores e arrebatadores sucessos de nossa teledramaturgia. É quase uma regra: quando uma produção traz personagens fortes, carismáticos e bonitos, numa história bem contada e interessante e ainda por cima pontua com música de qualidade, estamos diante de um grande sucesso. Tieta, com louvor, foi inesquecível!
Além de ter uma gama de personagens bem carismáticos e um enredo genial que permanece vivo na memória afetiva de muitos noveleiros, a trama de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares contava ainda com uma trilha sonora perfeita e bem harmônica, é até hoje lembrada por grandes sucessos como Meia Lua Inteira (Caetano), No Rancho Fundo (Chitãozinho & Xororó), Coração do Agreste (Fafá de Belém), Uma Nova Mulher (Simone), Tieta (Luiz Caldas - o festejado tema de abertura), Luar do Sertão (Roberta Miranda) dentre tantos outros que eram executados à exaustão na tevê e nas rádios do país em 1989. A parte romântica da novela trouxe uma balada das mais bonitas que já ouvi: a acertada parceria entre Verônica Sabino e Emílio Santiago, "Tudo o que se quer", que embalava certeiramente as cenas românticas de Ascânio (Reginaldo Faria) e Leonora (Lídia Brondi), e é a versão brasileira feita por Nelson Motta para o clássico "All I Ask Of You" de Andrew Lloyd Webber (tema de "Fantásma da Ópera"). Particularmente, eu acho esse dueto e essa versão uma das coisas mais sensíveis e lindas de nossa MPB, e eu elejo como a melhor música das duas trilhas de Tieta.
P.s.: Opinião estritamente pessoal. Conheço pessoas que amam Tieta e se lembram primeiro do tema da abertura, ou da música da Fafá...acho que comecei com o pé direito a seção, escolhendo uma novela que dá abertura a tantas opiniões e gostos diversificados em sua trilha ;)


Uma bela e entrosada parceria da MPB

**********************************************

TUDO O QUE SE QUER
Emílio Santiago e Verônica Sabino

Versão: Nelson Motta



Emilio:
Olha nos meus olhos
Esquece o que passou
Aqui neste momento
Silêncio e sentimento
Sou o teu poeta
Eu sou o teu cantor
Teu rei e teu escravo
Teu rio e tua estrada

Verônica:
Vem comigo meu amado amigo
Nessa noite clara de verão
Seja sempre o meu melhor presente
Seja tudo sempre como é
É tudo que se quer

Emilio:
Leve como o vento
Quente como o sol
Em paz na claridade
Sem medo e sem saudade

Verônica:
Livre como o sonho
Alegre como a luz
Desejo e fantasia
Em plena harmônia

Emilio:
Eu sou teu homem, sou teu pai, teu filho
Sou aquele que te tem amor
Sou teu par, o teu melhor amigo
Vou contigo seja aonde for
E onde estiver estou

(Ambos):
Vem comigo meu amado amigo
Sou teu barco neste mar de amor
Sou a vela que te leva longe
Da tristeza, eu sei, eu vou
Onde estiver estou
E onde estiver estou



TH - Bons duetos devem ser assim ;)


12 comentários:

  1. eitxa amigo, deu até saudade de tieta, visse... tu anda mesmo removendo baús, rsrs mt bom... bj no coração, adoro-te

    ResponderExcluir
  2. Realmente a trilha sonora de Tieta era maravilhosa, e o mais engraçado, é que pelo menos prá mim, qdo ouço algumas músicas eu volto no tempo. Sei exatamente onde estava morando e oq estava fazendo qdo Fafá cantava o "Coração do Agreste", q é a minha favorita. Parabéns pelo seu blog, simplesmente adoro MPB.

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO "Tieta"... desde o livro ao filme... a novela marcou minha infância...
    E esse dueto é a minha faixa favorita, também!!! Acho que foi daí que iniciou meu amor por musicais.
    Mas não tem como negar a força da canção "Imaculada" - minha favorita da Elba Ramalho.
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, realmente é uma das musicas mais apaixonantes, aliás, a trilha sonora inteira é apaixonante. Ótima escolha, duplinha amavel que deu certo. Beijos, te amo!

    ResponderExcluir
  5. É uma música gostosa de ouvir, embala o coração, faz a mente viajar...
    Adorei ouvi-la novamente!
    Ótima pedida Thi!
    =o****

    ResponderExcluir
  6. Tieta é de uma época em que as trilhas combinavam com as novelas, completavam as cenas, ficavam marcantes. Ninguém lembra qual era o tema da protagonista da última novela, mas todos lembrar de Meia Lua Inteira, de Coração do Agreste e tantas outras. Tudo o Que Se Quer é uma das minhas músicas preferidas dessa trilha. O vozeirão de Emílio casou perfeitamente com a delicadeza de Verônica Sabino. Linda, linda, linda.

    ResponderExcluir
  7. Th foi feliz na escolha dessa trilha para abrir a sessão sobre trilhas de novelas. Como sabe, eu prefiro as trilhas internacionais, mas o disco de Tieta é especial. Adoro. Todas as músicas me remetem à novela e consequentemente a uma época feliz da minha vida. Gosto muito desse disco que tem o clima de todos os personagens da novela. Ahhh que saudade!!!
    Parabéns pelo texto, Th!!!

    ResponderExcluir
  8. Temas de novela normalmente funcionam muito bem, quando ela funciona apenas como pano de fundo, aquele quadro pintado na beira de uma praia, e vc consegue ver a transparência da música. Mas quando ela fica mais que os personagens, algo deve ser repensado. A música é a razão de existência de tantos, que acho se não ouvesse, ou se ficasse surdo, a vida teria outra forma, nem imagino qual. Sou viciado em música. Voltando ao tema, cada novela tem sua personalidade, e as músicas são como características que as explicitam, pois é, quem não se lembra "Você não vale nada mas eu gosto de você...rs", pode ser chiclete, mas logo veem em cena a Norminha e o Seu Abel, como não lembrar. Em Tietá, essa música que vc postou acho um primor, é tão bacana quando vc escuta um tema de novela e ela te faz retornar num tempo tão bom, é terapeútico. Parabéns pela escolha do tema.

    ResponderExcluir
  9. Era de ouro da teledramaturgia ... bons tempos mesmo ... tudo de grande qualidade, atuações magníficas e direções impecáveis ... as trilhas ... "coisdiloko" ... tinha todas em vinil ...

    saudade

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  10. Comentando teus comentários: Coincidencia é nós usarmos as mesmas musicas pra marcar fim de relacionamentos, rs

    ResponderExcluir
  11. bj pra ti, meninoo, boa semana e brigada pelo carinho ^^

    ResponderExcluir
  12. ótima estréia da seção. Jorge Amado na telinha e boas canções ao fundo. O Emílio é um refinadíssimo intérprete e a canção é um clássico.
    Algumas sugestões para as próximas edições desta coluna: as canções da Marina em novelas e temas de duas novelas que me recordei agora. São elas: "O dono do mundo" e "Pátria minha". Não sei se você tem recordações específicas em relação a elas, mas deixo a dica.

    Abração.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...