sexta-feira, 16 de julho de 2010

DO BATUQUE PARA O VOCAL (16/07)

O pernambucano Otto, no disco que o projetou, "Samba Pra Burro" (1998)


Se formos parar pra pensar em bateristas famosos que largaram as baquetas e assumiram a posição de vocais, nos remetemos imediatamente a Phill Collins, David Growl...mas logo a seguir nos perguntamos se há em nossa música exemplos assim.
Bem, não é exatamente um baterista, mas Otto largou a percussão de Chico Science & Nação Zumbi pra progredir como músico e se apresentar ao resto do país num excelente início: o grande disco "Samba Pra Burro", de 1998; a partir de então, cantando e compondo.
Um tipo bem incomum para o Nordeste (loiro de olhos azuis), Otto causou surpresa e admiração logo de cara com uma criativa mistura de elementos musicais diversos (drum n' bass, maracatu, samba), com efeitos sonoros eletrônicos, num trabalho bem inventivo-empolgado que lhe rendeu os maiores reconhecimentos possíveis. E até então sempre se manteve coeso em seus lançamentos posteriores, sobretudo no disco lançado pela MTV (2005). Ele também ganhou fama por namorar a talentosa atriz Alessandra Negrini por muitos anos.
Em 2004, na gélida Garanhuns (cidade de Pernambuco assustadoramente fria por conta de sua altitude), em pleno Festival de Inverno em Garanhuns, tive a oportunidade de contemplar o trabalho de Otto de perto. Quando digo perto, quero dizer primeira fila mesmo. A energia ao vivo do cantor é muito estimulante e ele se esmera, dando seu suor pra fazer o espetáculo ser inesquecível. Literalmente, diga-se de passagem, já que o cantor sua de verdade no palco e lembro bem daqueles respingos suodorentos caindo em...irc...mim.
P.S.: A letra de Bob, música que escolhi abaixo, é repleta de citações a lugares de Recife, como CDU, Ibura, Ipsep...

TH testemunhou de perto (literalmente) o suor do trabalho de Otto

****************************************

BOB
Otto

Ela é do tempo do bob lá do Pina de Copacabana
Ela é do tempo do bob lá do Pina de Copacabana
De tarde na praia o que ela gosta é de fumar e beijar seu noivo de tarde na praia o que ela gosta é de fumar e bejar seu noivo.
Ela é do tempo do bob lá do Pina de copacabana
Ela é do tempo do bob lá do Pina de copacabana
De tarde na praia o que ela gosta é de fumar e beijar seu noivo de tarde na praia o que ela gosta é de fumar e bejar seu noivo.

É Macaxeira, Imbiribeira, Bom Pastor,
É o Ibura, Ipsep, Torreão, Casa Amarela,
Boa Viagem, Genipapo, Bonifácio, Santo Amaro,
Madalena, Boa Vista, Dois irmãos, é o Cais do porto,
É Caxangá, é Brasilit, Beberibe, CDU,
Capibaribe e o Centrão, Rios.

TH - Lugares que um dia hei de voltar! ;)


2 comentários:

  1. Boa TH. Otto é um dos melhores representantes da minha bela Recife. O show dele é incrível e morri de rir com o que vc falou do suor dele, hehahaah

    ResponderExcluir
  2. Um transgressor pop sem ser popular?Bom é assim q defino esse cara q ainda preciso conhecer+pra falar com propriedade,mas o q conheço gosto e mto...!!
    E como já te disse to viciado em Crua!rs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...