domingo, 19 de novembro de 2017

TOPTULHO MUSICAL # 152!



Bem vindos ao último TopTulho desse ano III. Semana que vem a seção faz aniversário e, como se sabe, vai mudar muita coisa, a começar pelos novos logotipos do TopTulho e do TopTulho Musical Do Passado, os quais já apresentei no grupo do EnTHulho no Facebook! Começará o ano IV, que virá com muito mais músicas boas brasileiras! Por ora, vamos nos despedindo dos logotipos atuais! rs

O TopTulho, como se sabe, busca colocar em evidência boa música brasileira, ofuscada pela mídia, que sempre opta por coisas massificadas e repetitivas. Ainda há rock, MPB e demais estilos para serem mostrados a vocês, e essa é a missão do TopTulho!

Hoje temos mais duas estreias - as últimas da enquete que realizei no dia 27/10 no grupo do Facebook. Essa semana, dia 16/11, eu também fiz uma nova enquete, que resultou em oito músicas, que deverão estrear nas próximas três edições. Não sei vocês, mas estou adorando essa fase interativa do TopTulho! 

São elas: Lulu Santos cantando Rita Lee e Anelis Assumpção, filha do maravilhoso (e saudoso) Itamar Assumpção entram nos lugares do Tribalistas (Aliança) e Chico Buarque (Tua Cantiga), que nos deixaram. Aliás, "Tua Cantiga" é forte candidata a música do ano, pois teve um excelente desempenho no TopTulho!

Semana que vem, a edição de aniversário será especial, mas será surpresa! Aguardem que não se arrependerão! E, na última semana de Dezembro, vai ao ar o TOPTULHO ESPECIAL - RETROSPECTIVA 2017! Façam suas apostas, pois sua música preferida desse ano poderá estar bem colocada dentre as 100 mais!

Sem delongas, vamos à edição 152!


TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 152! - 19/11/17

1) PABLLO VITTAR & MATEUS CARRILHO - Corpo Sensual (=) (5 Semanas)   
2) FREJAT - Tudo Se Transforma (+1) (6 Semanas)
3) GAL COSTA, GILBERTO GIL & NANDO REIS - Tocarte (+6) (3 Semanas)
4) ZIZI POSSI - Faltavam Seus Olhos (-2) (6 Semanas)   
5) IVETE SANGALO - Simples Assim (+1) (5 Semanas)  
6) VANESSA DA MATA - Orgulho E Nada Mais (+2) (5 Semanas)  
7) CHICO BUARQUE & RAFAEL MIKE - As Caravanas (+5) (3 Semanas) 
8) PATO FU - Palco (-4) (8 Semanas)   
9) TIÊ - Amuleto (-5) (9 Semanas) 
10) SILVA - Amor I Love You (+1) (4 Semanas)     
11) DANIELA MERCURY - Banzeiro (+6) (2 Semanas)
12) URBANA LEGION - Mariane 2 (+1) (4 Semanas) 
13) TRIBALISTAS - Diáspora (-6) (8 Semanas)         
14) NANDO REIS - Nos Seus Olhos (-4) (9 Semanas) 
15) PATO FU - Severina Xique-Xique (+1) (2 Semanas) 
16) GABRIEL PENSADOR - Tô Feliz, Matei O Presidente 2 (+2) (2 Semanas)
17) LULU SANTOS - Baila Comigo (ESTREIA)
18) TRIBALISTAS - Fora Da Memória (-4) (4 Semanas)
19) ELZA SOARES & PITTY - Na Pele (-4) (13 Semanas)  
20) ANELIS ASSUMPÇÃO - Receita Rápida (ESTREIA)

Saem:

TRIBALISTAS - Aliança (11 Semanas. Maior posição: 01) 
CHICO BUARQUE - Tua Cantiga (14 Semanas. Maior posição: 01)  

Já destacamos Vanessa Da Mata esse ano, mas ela merece mais uma vez. "Orgulho e Nada Mais" vem subindo bastante, e mostra uma versatilidade que não era óbvia na cantora. 

A música faz parte do projeto "Caixinha De Música - CD e DVD", lançado este ano! Fiquemos, pois, com a talentosa!


ORGULHO E NADA MAIS
Vanessa Da Mata

Era claro
Ele era pra uma noite
Diversão barata, sem força
Saindo em seguida, sem planos
Prático e indolor

Eu caí como pato no jogo
Jogos tolos de adolescente
Culpa minha, orgulho dele
Prêmio de colecionador

Uh uh uh uh
Eu sei que não vai atender
Uh uh uh uh
Quem disse que eu vou ligar?
Se até um tempo atrás eu não te conhecia
Quem pode afirmar que eu preciso de você?

Uh uh uh uh
Eu sei que não vai atender
Uh uh uh uh
Quem disse que eu vou ligar?
Espero o dia que estará em minha frente
Pra eu olhar você e perceber nada mais

Tantos anos
Mendiguei um oi ou um gesto
Você dando corda e tirando
Meu dinheiro na terapia
A transa mais cara que vi

Eu, vinte dedos podres
Você, um?
Agradeço a Deus se é isso
Psicopatia era um vício
Em ter vários presos na mão

Uh uh uh uh
Eu sei que não vai atender
Uh uh uh uh
Quem disse que eu vou ligar?
Se até um tempo atrás eu não te conhecia, meu bem

Uh uh uh uh
Eu sei que não vai atender
Uh uh uh uh
Quem disse que eu vou ligar?
Espero o dia que estará em minha frente
Pra eu olhar você e enxergar nada mais...


Já o Frejat também esteve aqui esse ano - foi destaque em Abril. "Tudo Se Transforma", seu mais novo hit inédito, teve uma votação muito expressiva na enquete que fiz quando ele estreou, a ponto de hoje conquistar a medalha de prata da nossa parada. 

Frejat só melhora com o tempo, e vou dedicar essa música - que tem uma letra que passa uma mensagem muito verdadeira -  a uma grande fã sua: a minha amiga Patrícia Paes!



TUDO SE TRANSFORMA
Roberto Frejat

Amanheceu outra vez
Estou pronto pra encarar
A fúria dos dias

Mergulhei bem fundo
Saí mais forte pra enfrentar
A realidade

A vida girando sem parar
Muitas águas já rolaram
E ainda vão rolar
E eu não vou olhar pra trás

Em um segundo tudo muda
Horas, dias, meses voam
E num piscar de olhos tudo
Tudo se transforma

Não quero mais mentir pra mim
Não quero mais me iludir

Com paciência e coragem
Vou vivendo e aprendendo a viver
Tudo acaba sendo como tem que ser
Tudo passa, tô aprendendo a viver

Em um segundo tudo muda
Horas, dias, meses voam
E num piscar de olhos tudo
Tudo se transforma
Tudo se transforma

Não quero mais mentir pra mim
Não quero mais me iludir
E a partir daqui
Todo sim é um começo
Um recomeço a cada fim
Tudo acontece aqui agora
Tudo vai e vem
E se transforma
Tudo se transforma

Em um segundo tudo muda
Num piscar de olhos

Não quero mais mentir pra mim
Não quero mais me iludir
E a partir daqui
Todo sim é um começo
Um recomeço a cada fim
Tudo acontece aqui agora
Todo sim é um começo
Um recomeço a cada fim
Tudo acontece aqui agora
Tudo vai e vem
E se transforma. 
Tudo Se Transforma...



Legal! Vamos agora voltar no tempo, pois vai começar o...


Depois do TopTulho Do Passado duplo da semana passada (que debulhou os anos de 1935 e 1936), hoje a gente viaja até o ano de 1937

Mas, antes, mais um trecho daquele texto-geral sobre a década de 30, continuando do ponto que ficamos na semana passada!

DÉCADA DE 30 - OS ANOS DAS INCERTEZAS!
Fátima Mendes Carvalho - Parte VII

No início de 1937, o presidente Getúlio Vargas afastou alguns generais legalistas do comando de regiões estratégicas, como o sul do país, enquanto o mineiro Francisco Campos, simpatizante do facismo, redigia uma nova Constituição, examinada e aprovada secretamente por elementos do grupo dominante ou a ele ligados, como o governador de Minas Gerais, Benedito Valadares, o integralista Plínio Salgado e o general Góes Monteiro. O golpe era apoiado pela maioria dos governantes estaduais e por grande parte dos comandantes do Exercito.
A divulgação em outubro do Plano Cohen, um plano comunista de tomada do poder, foi um documento escrito, forjado pelo capitão integralista Olímpio Mourão Filho - na época membro do Serviço Secreto -, a pedido de Plínio Salgado, de ideologia nacionalista, com a intenção de simular, supostamente para efeitos de estudo, uma revolução comunista no Brasil. O plano foi utilizado pelo governo federal com o objetivo de aterrorizar a população e justificar um golpe de Estado que permitiria a Getúlio Vargas perpetuar-se na Presidência do país.
Deixando-se envolver pelas manobras das correntes autoritárias e integralistas, o Congresso autorizou a decretação de um surpreendente “ESTADO DE GUERRA”, que facilitou a repressão às oposições liberais, uma vez que as forças populares de esquerda já estavam enfraquecidas desde novembro de 1935. Comissões Executivas do Estado de Guerra, chefiadas por militares simpatizantes do integralismo, foram criadas pelo Governo e designadas inicialmente para os Estados cujos governadores, estavam ligados a União Democrática Brasileira, como o Rio Grande do Sul, onde Flores da Cunha renunciou, asilando-se no Uruguai.
Finalmente, no dia 10 de novembro de 1937, procurando neutralizar o apelo dos liberais da UDB à intervenção das Forças Armadas contra o golpismo “de um pequeno grupo de homens”, o Governo ordenou o cerco ao Congresso Nacional, antecipando o golpe que estava marcado para o dia 15. à noite, Vargas anunciou por uma cadeia de rádio a outorga ao povo de uma nova Constituição. Não fora feita pelo povo, nem pelos seus representantes, mas por um jurista de tendências autoritárias, Francisco Camos, que se inspirou na Constituição facista da Polônia. Era a “polaca”, uma “doação” de Vargas ao povo, que regulamentava a implantação definitiva da ditadura ou “Estado Novo”, como foi chamada, generosamente, por seus responsávieis. 
A força de atuação dos trabalhadores, seja no meio urbano ou rural, começa a ser vista como uma fonte séria de ameaças a consolidação do Estado Novo de Getúlio Vargas. De um lado a contestação social que começa a se evidenciar aos finais da década de 20, estimulada pela rápida propagação dos ideais comunistas, socialistas e anárquicos no Brasil. De outro o organismo do Estado que enxerga nestes movimentos, o “que” de contestação de sua postura e trabalho social. O embate entre Estado junto à burguesia industrial versus proletariado se trava em vários meios: seja nas legislações trabalhistas que visavam fornecer ao Estado o quase total controle sobre a autonomia dos sindicatos e declinar o movimento proletariado, seja no projeto burguês de “modernização” do proletariado e controle sobre o mesmo, ou seja, na resistência dos trabalhadores. 
O jornalismo na era Vargas serviu como ponto de apoio para a manutenção do seu poder. Em novembro de 1937, após o golpe e a promulgação da Nova Constituição, a imprensa serviu para consolidar as diferenças nacionais. O artigo 122, no artigo 15, afirmava que todo cidadão tem o direito de manifestar o seu pensamento oralmente por escrito ou impresso. A Imprensa passou a ser regida através de uma Lei Especial. Entre os diversos artigos, destacam-se dois: a Imprensa exerce uma função de caráter público e nenhum jornal pode recusar a inserção de comunicados do Governo nas dimensões taxadas em Lei. 
A censura estava instituída oficialmente a partir de 1937. O Decreto de número 149 no 2º artigo dizia que “os jornais em quaisquer publicações periódicas cumprem contribuir, por meio de artigos, comentários, editoriais, e toda a espécie de noticiário para a obra de esclarecimento da opinião popular em torno dos planos de reconstrução material e reerguimento nacional”. (CONTINUA...)


1937...

Impossível não comentar sobre esse ano sem falar do Grande Golpe de 37, aqui no Brasil, que institucionalizou o período ditatorial de Getúlio Vargas. 

Antes de iniciar, deixo minha opinião pessoal: Getúlio não seguiu nenhuma ideologia - Esquerda ou Direita, mas também não o vejo afastado de nenhuma das duas em diversos momentos de seu longo governo!

O Golpe de 1937 instaurou o Estado Novo, em 10 de novembro de 1937. Getúlio Vargas havia sido alçado ao governo da nação em outubro de 1930, e havia cumprido o Governo Provisório entre os anos 1930 e 1934. Em 1934, foi estabelecida uma nova Constituição e a previsão de eleições para a presidência do país para o ano de 1938. Getúlio Vargas tornou-se presidente constitucional do país, em 1934; esse Governo Constitucional durou até o Golpe de 1937.

Em 1937, iniciaram-se as campanhas dos candidatos à sucessão presidencial. Candidataram-se ao pleito o governador do Estado de São Paulo, Armando de Sales Oliveira, o situacionista, José Américo de Almeida, e o presidente da Ação Integralista Brasileira, Plínio Salgado. Getúlio Vargas não respaldou politicamente nenhuma das candidaturas para as eleições de 1938, nem mesmo o candidato indicado para sucessor dele.

Essa campanha para a eleição presidencial acontecia em um período de turbulência política, estava em vigência o estado de guerra para coibir a atuação comunista no país. O estado de guerra tinha sido decretado em 1936 como repressão às Revoltas Comunistas de 1935. Desse modo, as campanhas também foram cerceadas pela censura e limitações políticas impostas pelo estado de guerra. Os opositores do governo de Vargas também foram alijados pelo estado de guerra. Getúlio Vargas pretendia manter-se no poder, por isso, durante as eleições, suscitou resistências regionais pela continuidade do governo dele em Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul.

O fortalecimento e unificação do exército, promovidos pelo ministro da Guerra, Góis Monteiro, entre os anos de 1934 e 1935, foram necessários para a realização do Golpe de 1937. Para viabilizar esse intento de Góis Monteiro, foi estimulada a desarticulação do governo do Estado do Rio Grande do Sul, presidido por Flores da Cunha. Desde 1935, a atuação de Flores da Cunha à frente do governo gaúcho engendrava cisões no seio das forças armadas. O ministro da Guerra Eurico Gaspar Dutra (1936-1945) deu continuidade ao fortalecimento do exército nacional e à desarticulação do governo estadual de Flores da Cunha, que renunciou ao cargo.

Nesse período, a acusação de comunismo era um artifício político para propiciar a perseguição de oponentes. Dessa maneira, o então governador de Pernambuco, Lima Cavalcanti, foi acusado de envolvimento com o comunismo. Plínio Salgado também acusara de comunistas os demais candidatos à presidência da República. O “perigo vermelho” era uma forma de promover a instabilidade política e possibilitar um golpe militar.

Desde as Revoltas Comunistas de 1935 foram intensificadas as perseguições políticas aos militantes e intelectuais de esquerda que sofriam no cárcere. As militantes comunistas Olga Benário e Elisa Berger foram entregues à Gestapo, a polícia nazista, e outros militantes presos sofriam brutais torturas na prisão. O encarceramento não foi restrito aos comunistas e aos envolvidos nos Levantes de 1935, também foram presos intelectuais e políticos que não possuíam relação com esses movimentos. A despeito do impedimento da atuação dos comunistas no Brasil, esses continuaram a ser acusados de insuflarem sublevações no país.

Em setembro de 1937, começou a circular nas mídias de massas um documento falso engendrado pelos integralistas, o Plano Cohen. Nesse documento havia informações de que os comunistas pretendiam estimular insurreições para tomar o poder no Brasil. Apesar de evidentemente fictício, esse documento foi utilizado por Vargas como motivo para a decretação do estado de guerra, em 2 de outubro de 1937. O decreto do estado de guerra possibilitou a Getúlio Vargas fechar o Congresso Nacional e instituir uma nova Constituição baseada na constituição fascista da Polônia que por isso ficou conhecida como “polaca”, assim efetivando o Golpe de 10 de novembro de 1937. Esse golpe implantou o Estado Novo, regime no qual Getúlio Vargas atuou ditatorialmente.

Por Natália Rodrigues

Mestre em História (UERJ, 2016)
Graduada em História (UERJ, 2014)



Nos cinemas de 1937...

- BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES, da Disney
- HORIZONTE PERDIDO
- A GRANDE ILUSÃO
- A RUA DA VAIDADE
- VAMOS DANÇAR?
- HEIDI
- NO TEATRO DA VIDA

Dentre outros...



Na música internacional de 1937...

BENNY GOODMAN - Goodnight My Love
BING CROSBY - Blue Hawaii
BING CROSBY & JIMMY DORSEY ORCHESTRA - Too Marvelous For Words
EDDY DUCHIN - Moonlight And Shadows
EDDY DUCHIN - Pennies From Heaven
FRED ASTAIRE - The Way You Look Tonight
JEANETTE MCDONALD & NELSON EDDY - Indian Love Call
RAY NOBLE - I've Got You Under My Skin
TOMMY DORSEY - Marie

E na música nacional? Vamos conferir agora. Viajando para...1937!

Há 80 anos...

1) ORLANDO SILVA - Carinhoso
2) SILVIO CALDAS - Chão De Estrelas
3) DIRCINHA BATISTA - Periquito Verde
4) VICENTE CELESTINO - Coração Materno
5) JARARACA - Mamãe Eu Quero
6) FRANCISCO ALVES - Serra Da Boa Esperança
7) PATRÍCIO TEIXEIRA - Não Tenho Lágrimas
8) CASTRO BARBOSA - Lig Lig Lig Lé
9) LUIZ BARBOSA - Risoleta
10) ODETE AMARAL - Não Pago O Bonde
11) AURORA MIRANDA - E Foi Assim
12) CARLOS GALHARDO - E O Destino Desfolhou
13) GASTÃO FORMENTI - A Vida É Boa
14) ALMIRANTE - Vida Marvada
15) NUNO ROLAND - Amor Por Correspondência
16) BONFIGLIO DE OLIVEIRA - O Que Se Pode Arranjar
17) CARMEN MIRANDA - Eu Dei... (!)
18) JORGE FERNANDES - Meu Limão, Meu Limoeiro
19) JOEL & GAÚCHO - Batuque Na Cozinha
20) CARMEN BARBOSA - Carnaval Que Passou

MENÇÕES HONROSAS:

ALMIRANTE - Apanhei Um Resfriado
ALVARENGA & RANCHINHO - Seu Condutor
ARACY DE ALMEIDA - Eu Sei Sofrer
ARACY DE ALMEIDA & OS DIABOS DO CÉU - Qual O Quê?
AUGUSTO CALHEIROS - Foi Na Bahia
CARLOS GALHARDO - 24 Horas Sem Amor
CARLOS GALHARDO - A Você
CARLOS GALHARDO - Assim Acaba Um Grande Amor
CARLOS GALHARDO - Eu Sei De Alguém
CARLOS GALHARDO - Madame Pompadur
CARLOS GALHARDO - Mais Uma Valsa...Mais Uma Saudade!
CARLOS GALHARDO - Quanta Tristeza
CARMEN MIRANDA - Balancê
CARMEN MIRANDA - Camisa Listrada
CARMEN MIRANDA - Entra No Cordão
CARMEN MIRANDA - Me Dá, Me Dá
DÉO - Canta
DÉO - Perdi Meu Carinho
DIRCINHA BATISTA - Não Chora
DUPLA VERDE E AMARELO - Receita Médica
FRANCISCO ALVES - Ando Sofrendo
FRANCISCO ALVES - Misterioso Amor
FRANCISCO ALVES - Só Nós Dois No Salão (E Esta Valsa)
GASTÃO FORMENTI - Chorinho
GASTÃO FORMENTI - Coração, Por Que Soluçar?
GASTÃO FORMENTI - Maria Fulô
GEORGE FERNANDES - Se Voltares Um Dia
IRMÃS PAGÃS - Se Você Me Deixar
JARARACA - Lá Vem Você
JAYME VOGELER - Cuidado Com Essa Morena
JB DE CARVALHO - Alô, Boy!
JB DE CARVALHO - Bateu 5 Horas
JB DE CARVALHO - Eu Era Bem Feliz
JB DE CARVALHO - Falso Amor
JB DE CARVALHO - Não Sei Se Chorei
JB DE CARVALHO & CONJUNTO TUPY - Juro
JOEL & GAÚCHO - Mangueira
LAMARTINE BABO & SILVINO NETTO - Já Tirei Meu Chapéu
LUIZ BARBOSA - Já Paguei Os Meus Pecados
LUIZ BARBOSA - Lalá e Lelé
LUIZ BARBOSA - Quem Nunca Comeu Melado
LUIZ BARBOSA - Se Esta Rua Fosse Minha
MANOEL MONTEIRO - Amei Uma Cachopa
MANOEL REIS - Horas Tristes
MANOEL REIS - Murmúrios D' Alma
MANOEL REIS - O Que Sempre Senti Por Ti
NEIDE MARTINS - Arlequim
NEWTON TEIXEIRA - Quando Eu For Bem Velhinho
NUNO ROLANT - Enquanto O Luar Está Contente
ODETE AMARAL - Luar No Morro
ODETE AMARAL - Quem É Você?
ODETE AMARAL - Meu Veneno
ODETE AMARAL - Não Deixarei O Morro
ODETE AMARAL - Triste Fiquei
ORLANDO SILVA - Alegria
ORLANDO SILVA - Boêmio
ORLANDO SILVA - Caprichos Do Destino
ORLANDO SILVA - Ciúme Sem Razão
ORLANDO SILVA - Juramento Falso
ORLANDO SILVA - Lábios Que Beijei
ORLANDO SILVA - Rosa
SILVIO CALDAS - Arranha-Céu
SILVIO CALDAS - Amanheceu
SILVIO CALDAS - Cigana
VICENTE CELESTINO - Cinzas
VICENTE CELESTINO - Esquecimento
VICENTE CELESTINO - Fidelidade
VICENTE CELESTINO - Patativa
VITOR BACELAR - Formosa Mulher

"Carinhoso" é talvez a mais importante canção da música brasileira, e foi composta em 1917 por Pixinguinha e, posteriormente, recebeu letra de João De Barro. 

Orlando Silva conseguiu um grande sucesso ao gravá-la, e, como estava no auge em 1937, essa é a primeira posição com excelência!



CARINHOSO
Pixinguinha. João De Barro. 
Orlando Silva

Meu coração não sei por que
Bate feliz Quando te vê...
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo...
Mas mesmo assim, foges de mim...

Ah se tu soubesses como eu sou
Tão carinhoso e muito, muito
Que te quero... E como é sincero
Meu amor... Eu sei que tu não
Fugirias... Mais de mim...
Vem... Vem... Vem... Veeeem...
Vem sentir o calor dos lábios
Meus a procura dos teus...
Vem matar essa paixão...
Que me devora o coração...
Só assim então serei feliz...
Bem... Feliz..,




TH - Afago n'alma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...