domingo, 13 de novembro de 2016

TOPTULHO MUSICAL # 101!


Erm...BOA NOITE!

Pra vocês que estão acostumados com um "Bom Dia", ou seja, que estão acostumados com a postagem do TopTulho indo ao ar bem cedinho, hoje, de forma completamente atípica, ele está indo ao ar já à noite, devido a uma conjunção de fatores: problemas pessoais, problemas de conexão de internet (estou usando a internet do celular, pois meu notebook resolveu, do nada, sumir com a conexão Wireless) e uma chuva torrencial que torna a conexão ainda mais estável...enfim, problemas de "programas ao vivo". :P

Também tive uma semana conturbada, com muito trabalho (amém). Normalmente, escrevo os TopTulhos nas quartas ou quintas, mas essa semana realmente não deu...e por falar em semana...

...Donald Trump ganhou? Se vocês tinham alguma dúvida que o conservadorismo que exalava no Brasil era algo, na verdade, mundial, sua vitória só fez ratificar. Tenho muito medo do que esse homem psicopata possa fazer, já que está com uma bomba (nuclear) nas mãos ao assumir a Presidência dos E.U.A. 

Falemos de música, e de sua parada preferida, que pega as músicas de MPB mais pedidas nas (poucas) mídias especializadas nesse estilo! 

Hoje temos três novidades na programação: o cantor mineiro Lineker, que aparece aqui com a música "Alguém Segure Esse Homem", que possui um clipe muito interessante sobre masculinidade; Daniela Mercury, com a linda balada "Meu Plano" e a curiosa parceria entre a Blitz e o Zeca Pagodinho, "Fominha", que já estreia na 14ª posição! As 3 músicas entram no lugar de Ivete Sangalo ("Mais e Mais"), Djavan ("Ânsia De Viver") e Isabela Taviani ("Gostoso Demais"), que nos deixam na edição de hoje!

Assim, essa foi a 101ª edição do TopTulho:

TOPTULHO MUSICAL EDIÇÃO # 101! - 13/11/2016

1) TIAGO IORC - Coisa Linda (=) (9 Semanas)     
2) MARIA BETHÂNIA - Era Pra Ser (+5) (3 Semanas) 
3) DIOGO NOGUEIRA - Sangrando (=) (8 Semanas)    
4) ROBERTA CAMPOS - Minha Felicidade (=) (8 Semanas) 
5) FILIPE CATTO - Depois De Amanhã (+2) (6 Semanas)   
6) BABY DO BRASIL - Malandro (+4) (5 Semanas)  
7) NANDO REIS - Só Posso Dizer (+1) (6 Semanas) 
8) MARTINHO DA VILA - Escuta Cavaquinho (-2) (11 Semanas)
9) MARIA RITA - Coração A Batucar (-7) (9 Semanas) 
10) MALLU MAGALHÃES - Casa Pronta (-5) (11 Semanas)
11) MONIQUE KESSOUS - Pedaço De Ilusão (+2) (5 Semanas) 
12) ALCEU VALENÇA - Flor De Tangerina (-1) (9 Semanas) 
13) TIÊ - Onde Está O Amor? (+4) (2 Semanas)
14) BLITZ & ZECA PAGODINHO - Fominha (ESTREIA) 
15) ANA CAROLINA - Se Manca (+3) (5 Semanas) 
16) ANAVITÓRIA - Agora Eu Quero Ir (+3) (3 Semanas) 
17) PONTO DE EQUILÍBRIO & IVETE SANGALO - Estar Com Você (+3) (2 Semanas)
18) MILTON NASCIMENTO & DANI BLACK - Maior (-6) (20 Semanas)
19) LINEKER - Alguém Segure Esse Homem (ESTREIA)
20) DANIELA MERCURY - Meu Plano (ESTREIA)

Saíram: 

IVETE SANGALO - Mais e Mais (12 Semanas. Maior posição: 01)
DJAVAN - Ânsia De Viver (13 Semanas. Maior posição: 01)  
ISABELA TAVIANI - Gostoso Demais (3 Semanas. Maior posição: 16) 

Ele já é o queridinho desse ano! Desde que experimentou a fama ao revelar sua voz em português, em composições Pop açucaradas que agradam da classe A a Z, Tiago Iorc não teve mais paz! Está onipresente total na mídia, experimentando parcerias curiosas e lidando com a fama de forma madura e receptiva!

Já tem três músicas dentre as mais pedidas desse ano aqui no TopTulho: a parceria com Sandy ("Me Espera"), "Amei Te Ver" e essa "Coisa Linda", que vocês conferem AGORA!



Xará Iorc: Onipresente total na mídia!


COISA LINDA
Tiago Iorc


Linda
Do jeito que é
Da cabeça ao pé
Do jeitinho que for
É, e só de pensar
Sei que já vou estar
Morrendo de amor
De amor

Coisa linda
Vou pra onde você está
Não precisa nem chamar
Coisa linda
Vou pronde você está

Linda
Feito manhã
Feito chá de hortelã
Feito ir para o mar
Linda assim, deitada
Com a cara amassada
Enrolando o acordar
O acordar

Coisa linda
Vou pra onde você está
Não precisa nem chamar
Coisa linda
Vou pronde você está

Ah
Se a beleza mora no olhar
No meu você chegou e resolveu ficar
Pra fazer teu lar
Pra fazer teu lar





Muito legal, né? Mas não acabou ainda não...se liga aí que agora vamos ficar com o....


Chegamos ao polêmico ano de 1954!

Sem dúvidas, a morte de Getúlio Vargas - independente de gostarem ou não de seu governo Ditador, de seus posicionamentos políticos que melhoraram a vida de muitos necessitados e seduziu também grande parte dos industriais, mas que se via, à época, imerso a uma grave crise foi o marco daquele ano. Transcrevo, aqui, um texto que sempre adoro reler, do historiador sergipano Harley Augusto Oliveira Santos, sobre esse evento que marcou a nossa História:

"O ano era 1954, uma grande crise política desestabilizava o Governo Vargas. O então Ministro do Trabalho, o advogado João Goulart, mais conhecido como “Jango”, que anos mais tarde chegaria à Presidência da República tentando uma política de aproximação com o movimento sindical, autorizou um aumento de 100% ao salário mínimo, temendo a grande ameaça de greve ocorrida meses antes.

A consequência foi uma grande pressão dos grupos de empresários e de seus opositores liderados pela União Democrática Nacional (UDN). Nem o próprio Ministro da Fazenda, Oswaldo Aranha, foi a favor desse aumento. Então, naquele momento, Getúlio foi obrigado a recuar e João Goulart não teve outra saída a não ser renunciar.

Em fevereiro do mesmo ano, veio a público um manifesto denominado de “O Memorial dos Coronéis”, no qual havia duras críticas ao aumento salarial proposto pelo ministro e um discurso em favor da necessidade de fortalecer ainda mais o Exército na luta contra o comunismo que estaria ameaçando o país. Os autores do manifesto viam a aproximação de Getúlio com a classe trabalhadora como uma ameaça e o acusavam de estar planejando transformar o Brasil numa “República-Sindicalista”. Carlos Lacerda denunciou o Pacto do ABC (Argentina, Brasil e Chile) e acusou o presidente de estar fazendo uma aliança com a Argentina de Perón para lutar contra os interesses e a hegemonia norte-americana.

Getúlio, tentando salvar o seu governo que já estava desestabilizado, se aproximou da classe trabalhadora buscando apoio. No dia 1º de maio, Dia do Trabalhador, fez um discurso denunciando as empresas estrangeiras e elogiando seu ex-ministro, e ele próprio concedeu o aumento de 100% aos trabalhadores assalariados. O auge de toda essa crise viria a estourar na madrugada de 5 de agosto de 1954. O jornalista Carlos Lacerda, chegando a seu apartamento no bairro Copacabana depois de um comício realizado no Colégio São José, sofreria um atentado. Esse episódio vitimaria o major da Força Aérea Brasileira, Rubens Florentino Vaz, segurança particular do jornalista.

Todas as suspeitas do mandante do crime caíram em cima de Gregório Fortunato, “o anjo negro”, homem de confiança e chefe da guarda pessoal do presidente. Na mesma noite Getúlio foi informado do atentado da Rua Tonelero, como ficou conhecido o episódio, e disse a seguinte frase: "Esse tiro no pé de Lacerda foi um tiro nas costas do meu governo”.

Dezenove dias após o atentado na Rua Tonelero, no dia 24 de agosto de 1954, Getúlio Vargas, o “Gegê” - apelido carinhoso usado por seus partidários -, acabaria com toda essa angústia com um tiro no coração. Imaginem o sofrimento de um senhor de 72 anos naqueles últimos meses e naquela madrugada, reunido com seus ministros. Como o mesmo Getúlio Vargas dizia: “o preço da derrota se paga com a vida”, mas ele em um golpe de mestre conseguiu vencer na derrota, deixando a sua Carta Testamento endereçada ao povo e que serviria como bandeira de luta para o trabalhador brasileiro.

Se Getúlio tinha uma mente suicida ou se foi uma decisão tomada em um momento difícil de sua vida, não podemos saber, o que sabemos é que o presidente, quando ainda jovem, era um leitor assíduo do escritor Raul Pompéia, autor do romance “O Ateneu”. E no momento de toda a crise do seu governo, em certa tarde, ao passar com a sua comitiva em frente à casa do escritor, pediu para que parassem. O chefe da nação permaneceu uma hora sozinho dentro da casa, as reflexões que passaram por sua cabeça durante aquela hora nunca poderemos descobrir, o que podemos dizer é que Raul Pompéia também foi um suicida.

Conforme o autor Lira Neto, em sua obra Getúlio (1882 – 1930) Dos anos de formação a conquista do poder, mostrou que Vargas presenciara dois suicídios em sua família. O do seu padrinho, o major Claudino da Silva, um veterano da Guerra do Paraguai, no qual, nesse episódio, Getúlio aos 17 anos olhara pela primeira vez dentro dos olhos de um suicida. E anos mais tarde, em 1920, o seu sogro Antônio Sarmanho, humilhado pelas dívidas devido à quebra do Banco Pelotense, resolveu atirar uma bala no próprio peito, a altura do coração, da mesma forma que seu genro Getúlio Vargas faria 34 anos depois.

Na manhã do dia 24 de agosto de 1954 o país perdia o chefe de sua nação, para o povo simples um “pai dos pobres”, para seus opositores “a mãe dos ricos”. O certo é que o Brasil chorou a perda do seu presidente e a comoção foi geral. O povo em um momento de fúria depredou o jornal do PCB, bem como todos os órgãos de imprensa que faziam oposição ao presidente, a exemplo do Tribuna de Imprensa, de Carlos Lacerda, e O Globo, de Roberto Marinho. Nem a embaixada norte-americana se livraria das depredações. As manifestações não ficaram restritas apenas à capital federal, houve revoltas populares em todo o país, inclusive em Sergipe. Na cidade de Estância ocorreram depredações nas sedes da UDN e do Partido Comunista. Em todo o país estima-se um saldo de 10 mortos. Carlos Lacerda e os opositores do presidente tiveram que fugir da capital federal para não sofrer o mesmo destino.

Getúlio deixou como marca a sua ambiguidade que serve de questionamento até hoje para os estudiosos. O homem que implantou uma ditadura no Estado Novo voltaria ao poder em 1951 pelo voto e pelos braços do povo. Um autoritário que criaria as leis trabalhistas ainda em vigor nos dias de hoje, ora estava com os sindicatos, ora fechava os mesmos; em alguns momentos políticos perseguiu os comunistas, em outros conseguiu fazer Luiz Carlos Prestes subir em seu palanque. Antes da Segunda Guerra era simpatizante das ideias de Hitler, porém , quando a guerra esquentou, aderiu à pressão dos Estados Unidos e conseguiu fazer os norte-americanos financiarem a Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional.

Getúlio Vargas foi um político habilidoso, ao ponto de o jornalista Assis Chateaubriand um dia dizer: “Maquiavel é pinto perto de Getúlio Vargas”. Com toda sua habilidade política, não podemos esquecer que Getúlio foi a ponte para transformar um país agrário num país industrial. Antes dele, o Brasil era uma grande fazenda. Por essas e outras, podemos dizer que Getúlio Dorneles Vargas foi o personagem político mais marcante da história do nosso país.


Harley Augusto Oliveira Santos é graduando em História pela Universidade Federal de Sergipe. O artigo integra as colaborações feitas à coluna do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/CNPQ/UFS).


Com a morte de Getúlio Vargas, assume o governo da República o vice-presidente Café Filho, cujo trabalho, nos meses que se seguiram, se caracterizou pela preocupação de aplacar os ódios então desencadeados e que se prolongaram na campanha eleitoral que então se achava em meio, ao mesmo tempo que procura o equilíbrio na administração.

Nos cinemas, "Stamp Day For Superman", "Janela Indiscreta', "Estranha Obsessão', "Floradas Da Serra", "20000 Léguas Submarinas', dentre outros!

Na música internacional, 1954 pode ser declarado como O ANO DO SURGIMENTO DO ROCK, e veio das mãos de Elvis Presley, o galã roqueiro que marcou aquela geração, que lançou, nesse ano, suas duas primeiras gravações. Junto a ele, temos também:


CREW CUTS - Sh-Boom
DEAN MARTIN - There's Amore
DORIS DAY - Secret Love
EARTHA KITT - C Est Si Bon
EDDIE FISHER - Oh My Pa Pa
ELVIS PRESLEY - Blue Moon of Kentucky
ELVIS PRESLEY - That's Alright
FRANK CHACKSFIELD - Limelight (Terry's Theme)
FRANK SINATRA - From Here To Eternity
FRANKIE LAINE - Grenade
FRANKIE LAINE - Hey Joe!
JUNE VALLEY - Crying In The Chapel
LES BEXTER - Ruby
LES PAUL & MARY FORD - Vaya Con Dios
LESLIE CARON & MEL FERRER - Hi Lili, Hi-Lo
NAT KING COLE - Blue Gardenia
NAT KING COLE - Pretend
NAT KING COLE - Smile
PARRY COMO - Wanted
PATTI PAGE - Why Don't You Believe Me?
PER WEE HUNT - Oh!
RAY ANTHONY - Dragnet
RICHARD HAYMAN - Ruby
ROSEMARY CLOONEY - Hey There

E aqui em terra tupiniquim? Você confere...AGORA!!

Viajando para...1954!!

Há 62 anos...


1) ANGELA MARIA - Recusa
2) DICK FARNEY & LÚCIO ALVES - Tereza Da Praia
3) ZÉ & ZILDA - Saca-Rolha
4) NELSON GONÇALVES - Carlos Gardel
5) TITO MADI - Não Diga Não
6) LUIZ VIEIRA - Menino De Braçanã
7) GILBERTO ALVES - Sandália De Prata
8) LÚCIO ALVES - Valsa De Uma Cidade
9) BETINHO & SEU CONJUNTO - Neurastênico
10) JORGE VEIGA - Estatutos Da Gafieira
11) DOLORES DURAN - Canção Da Volta
12) TRIO DE OURO - Saudades Da Mangueira
13) AUGUSTO CALHEIROS - Audiência Divina
14) CYRO MONTEIRO - Escurinho
15) CAUBY PEIXOTO - Blue Gardênia
16) CARMEN COSTA - Quase
17) DORIVAL CAYMMI - Quem Vem Pra Beira Do Mar
18) OSNY SILVA - Banzo
19) ALTAMIRO CARRILHO - Rio Antigo
20) INEZITA BARROSO - Funeral De Um Rei Nagô

MENÇÕES HONROSAS:


ALBENZIO PERRONE - Cansei De Esperar
ADELAIDE CHIOZZO - Seu Sabiá
ADELAIDE CHIOZZO - Tempinho Bom
ADEMILDE FONSECA - Pinicadinho
ALBERTINHO FORTUNA - Amargura
ALCIDES GERARDI - Ilha Da Ilusão
ANGELA MARIA - Vida De Bailarina
AUGUSTO CALHEIROS - Meu Dilema
BLECAUTE - Piada De SalãO
CARMEN COSTA - Como Eu Chorei
CARMEN COSTA - Drama De Amor
CARMEN COSTA - Vaidade
CRISTINA MARISTANY - Ave Maria
CRISTINA MARISTANY - Era Tão Lindo O Meu Amor
DIAMANTINA GOMES - Jura
DILÚ MELO - Os Dez Mandamentos Do Sanfoneiro
DIRCINHA BATISTA - Mulher Que É Mulher
DOLORES DURAN - Bom É Querer Bem
DORIS MONTEIRO - Graças A Deus
DORIS MONTEIRO - Joga a Rede No Mar
EDU DA GAITA - Ruby
EMILINHA BORBA & CESAR DE ALMEIDA - Os Quindins de Yayá
FRANCISCO CARLOS - Alma Dos Violinos
FRANCISCO CARLOS - Dia Feliz
GAROTO - Abismo De Rosas
GAROTO - São Paulo Quatrocentão
GILBERTO MILFONT - Essa Não
IRMÃS GALVÃO - Carinha De Anjo
IVON CURY - Sob o Céu De Paris
JAMELÃO - Leviana
JORGE GOULART - Fulana De Tal
LANA BITTENCOURT - Emoção
LINDA RODRIGUES - Sereno Cai
MARLENE - Marcha Do Tambor
NELSON GONÇALVES - Francisco Alves
NORA NEY - Aves Daninhas
NORA NEY - Solidão
ORLANDO CORRÊA - Através Da Vidraça
ORLANDO CORRÊA - Drama De Amor
ORLANDO CORRÊA - Filmes De Amor
ORLANDO CORRÊA - Folhas Pelo Chão
ORLANDO DE ALENCAR - Sol Amigo
OS CARIOCAS - Valsa De Uma Cidade
OSNY SILVA - Cavaleiro Errante
OSNY SILVA - Funeral De Um Rei Nagô
OSNY SILVA - Jura-Me
OSNLY SILVA - Meu Pecado
MARIO REIS - Jura
RAUL MORENO - A Fonte Secou 
RISADINHA - Eu Quero Rebolar
SEVERINO ARAÚJO & ORQUESTRA TABAJARA - Gracinha Do Frevo
TRIO MADRIGAL - Lili
TRIO DE OURO - Boca Fechada
TRIO DE OURO - Mironga De Moça Branca
TRIO DE OURO - Vaya Con Dios
VOCALISTAS TROPICAIS - Adeus Helena
ZÉ & ZILDA - Jura

COMENTÁRIOS: Até que chegue de vez a Bossa Nova (nos próximos dois anos), o cenário musical do Brasil não havia se alterado tanto. Jazz, Rainhas do Rádio, modinha sertaneja, samba e o baião continuavam como os estilos que dominavam. 

E eis que chega, finalmente, a vez de Abelim Maria Da Cunha, a nossa Rainha Angela Maria aparecer na nossa seção! Tão raro ver cantores dessa época que ainda estão vivos, e olha que Angela estava no auge da beleza de do talento!! E só havia 3 anos que tinha lançado oficialmente seu primeiro disco. 

A moça adotou esse nome para não ser reconhecida pela família, que tinha família muito humilde e um pai evangélico conservador que não podia sonhar que ela virasse a cantora que virou!

A música que estava dentre as primeiras posições das paradas musicais de 1954 é dela, e que você confere...AGORA!




RECUSA
Angela Maria
Herivelto Martins

Esta dor que deixaste em minha alma
Com tanta indiferença
Eu não posso afasta-la sequer
Um momento de mim
Quanto mais me desprezas
Mais quero sentir tua presença
Não consigo esquecer-te, meu deus,
Por que sofrer assim ?
Sem motivo nenhum
Tu recusas
Um amor tão sincero
Sem motivo nenhum
Abandonas a felicidade
A minha vida é uma vida
De mágoa, de dor e descrença
E eu sofro, ao sentir na recusa
Tamanha indiferença.

TH - Eu RECUSO Donald Trump...e vocês?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...