domingo, 30 de abril de 2017

TOPTULHO MUSICAL # 123 (Especial ANA CAROLINA)





Os que me conhecem bem, sabem de minha antipatia por Ana Carolina. Aliás, muitos se espantaram quando decidi fazer um TopTulho inteirinho dedicado à moça, mas eu sou democrático, gente! Esse mês mesmo pus Cláudia Leitte em destaque por essas bandas! Ninguém pode dizer que sou parcial! rs

Reconhecer a importância de Ana no cenário musical brasileiro excede o gosto pessoal. Ela popularizou bastante a MPB naquele início da década de 2000, sobretudo com o lançamento de seu mega sucesso, o álbum "Estampado", de 2003. A partir daí, era muito comum ver a onipresença da moça nas principais mídias especializadas e nas trilhas sonoras das novelas. 

"Made In Juiz De Fora (MG)", Ana conquistou o Brasil em 1999, com o megahit "Garganta", que, curiosamente, é a mais pedida da seleção de hoje (já antecipando). Digo curiosamente pois o disco "Estampado" foi o marco na carreira da cantora e praticamente todas as músicas viraram hits!

Ela continua na atividade, sendo uma das poucas que ainda conseguem fazer sucesso no universo da MPB nos dias de hoje. É um feito que merece ser reconhecido. E como o EnTHulho reconhece os talentos, hoje é dia de homenagear essa talentosa cantora e compositora!

P,s: Dedicado à minha amiga Vera Calvão, fã número 1 da cantora ;)

P.s.2: Já sei que vão me perguntar o porquê de antipatizar com a cantora. Ok, eu respondo. Pra mim, ela não se reinventou. Desde o Estampado (que odeio) ela virou cantora de uma só nota, e sempre repetindo as palavras (Rosas, Ruas e Rios são as recordistas). Quem sabe no futuro não passe a ser fã? Já consegui virar fã da Maria Rita, por exemplo... ;)



O EnTHulho, assim, quis saber as preferidas dos internautas em relação à carreira de Ana, e o resultado foi o seguinte:

1) GARGANTA (Álbum "Ana Carolina", de 1999)
2) ELEVADOR (O LIVRO DO ESQUECIMENTO) (Álbum "Estampado", de 2003)
3) É ISSO AÍ (Com Seu Jorge) (Álbum "Ana & Jorge", de 2005)
4) QUEM DE NÓS DOIS? (Álbum Ana, Rita, Joana, Iracema e Carolina, de 2001)
5) UMA LOUCA TEMPESTADE (Álbum "Estampado", de 2003)
6) PRA RUA ME LEVAR (Álbum "Estampado", de 2003)
7) NUA (Álbum "Estampado", de 2003)
8) ENCOSTAR NA TUA (Álbum "Estampado", de 2003)
9) ELA É BAMBA (Álbum Ana, Rita, Joana, Iracema e Carolina, de 2001)
10) A CANÇÃO TOCOU NA HORA ERRADA (Álbum "Ana Carolina", de 1999)
11) MAIS QUE ISSO (Álbum "Estampado", de 2003)
12) MAIS QUE A MIM (Com Maria Gadú) (Álbum "Nós", de Maria Gadú, de 2013)
13) RUAS DE OUTONO (Álbum "Dois Quartos", de 2006)
14) NADA PRA MIM (Álbum "Ana Carolina", de 1999)
15) ENTREOLHARES (Com John Legend) (Álbum "N9ve", de 2009)
16) EU QUE NÃO SEI NADA DO MAR (Álbum "Multishow Ao Vivo: Dois Quartos", de 2007)
17) ROSAS (Álbum "Dois Quartos", de 2006)
18) CABIDE (Com Mart'nália) (Álbum "Multishow Ao Vivo: Dois Quartos", de 2007)
19) É MÁGOA (Álbum "Estampado", de 2003) 
20) A CÂMERA QUE FILMA OS DIAS (Álbum Ana, Rita, Joana, Iracema e Carolina, de 2001)

Também foram votadas:


21) CARVÃO
22) RESTA
23) RETRATO EM BRANCO E PRETO
24) O AVESSO DOS PONTEIROS
25) EU SEI QUE VOU TE AMAR
26) MAIS FORTE
27) PIANO DA MEIA NOITE (Com Luan Santana)
28) CONFESSO
29) IMPLICANTE
30) PRA TERMINAR
31) BEAT DA BEATA (Com Seu Jorge)
32) O RIO
33) BEATRIZ
34) CANTINHO
35) FORÇA ESTRANHA
36) HOJE EU TÔ SOZINHA
37) 2 BICUDOS
38) SÓ FALA EM MIM
39) É HORA DA VIRADA
40) VOX POPULLI
41) VESTIDO ESTAMPADO
42) NÃO FALE DESSE JEITO

Músicas relevantes não votadas:

ALGUÉM ME DISSE
AQUI
ARMAZÉM
CAROLINA (Com Seu Jorge)
COISAS
COMBUSTÍVEL
CORAÇÃO SELVAGEM (De Belchior)
DADIVOSA (Com Cláudia Raia)
DENTRO
DEZ MINUTOS
ESPERTA
EU COMI A MADONNA
EU NUNCA TE AMEI, IDIOTA
HOMENS E MULHERES
JOANA
LIBIDO
LUZ ACESA
MAIS UMA VEZ (Com Seu Jorge)
ME SENTO NA RUA
MILHARES DE SAMBA (Com Roberta Sá)
NEGA MARRENTA (Com Seu Jorge)
POLE DANCE
PROBLEMAS
QUE SE DANEM OS NÓS
RESPOSTA DA RITA
SE MANCA!
SIMPLESMENTE ACONTECEU
SINAIS DE FOGO (Com Seu Jorge)
TÔ CAINDO FORA
TÔ SAINDO
TOLERÂNCIA
TRÊS
UM SUEÑO BAJO EL AGUA
VAI
VIOLÃO E VOZ (Com Alcione)


Fiquemos, então, com a primeirona da cantora: primeiro single da carreira e música mais votada desse TopTulho!!


GARGANTA
Ana Carolina
Totonho Villeroy

Minha garganta estranha quando não te vejo
Me vem um desejo doido de gritar

Minha garganta arranha a tinta e os azulejos
Do teu quarto, da cozinha, da sala de estar

Minha garganta arranha a tinta e os azulejos
Do teu quarto, da cozinha, da sala de estar

Venho madrugada perturbar teu sono
Como um cão sem dono me ponho a ladrar

Atravesso o travesseiro, te reviro pelo avesso
Tua cabeça enlouqueço, faço ela rodar

Atravesso o travesseiro, te reviro pelo avesso
Tua cabeça enlouqueço, faço ela rodar

Sei que não sou santa, as vezes vou na cara dura
As vezes ajo com candura pra te conquistar

Mas não sou beata, me criei na rua
E não mudo minha postura só pra te agradar

Pois não sou beata, me criei na rua
E não mudo minha postura só pra te agradar

Vim parar nessa cidade, por força da circunstância
Sou assim desde criança, me criei meio sem lar

Aprendi a me virar sozinha,
e se eu tô te dando linha é pra depois te abandonar

Aprendi a me virar sozinha
e se eu tô te dando linha é pra depois te abandonar...




E ainda tem mais Ana, viu? Agora no...



Como se sabe, dia de TopTulho Especial também tem a parada contemporânea, constituída com base nas (poucas) mídias que (ainda) tocam MPB!

Depois de falar mal da Ana Carolina (não resisti), aproveitarei esse espaço pra dizer que, SIM, ela atualmente está apresentando um trabalho diferente, pra sair da mesmice dos discos posteriores ao Estampado. É o poema "A Pele", musicado por ela, cujo clipe traz Ana bem irreverente, contracenando com uma cobra! A gente confere a parada, e depois, o clipe!

 Na parada de hoje, temos as estreias de Milton Nascimento com Hamilton de Holanda, Tiê (novo hit por aí?) e a sempre fofinha Bruna Caram! Entram nos lugares de Zeca Pagodinho, Tom Zé e Diogo Nogueira. E, no primeiro lugar, Projota prossegue mantendo posição com "Oh Meu Deus". 

Vamos conferir a parada, depois conferir o clipe de Ana, medalha de bronze dessa 123º edição!

ATUALIZAÇÃO: Enquanto escrevia esse post, fiquei sabendo da morte do grande cantor e compositor Belchior. Muito triste por tantas composições únicas terem perdido seu dono. O EnTHulho ainda escreverá sobre ele!

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 123 - 30/04/2017

1) PROJOTA - Oh Meu Deus! (=) (8 Semanas)   
2) ANA CAROLINA - A Pele (+2) (5 Semanas)   
3) URBANA LEGION - Apóstolo São João (+4) (5 Semanas)    
4) CLÁUDIA LEITTE - Taquitá (-1) (5 Semanas)  
5) ANAVITÓRIA & TIAGO IORC - Trevo (-3) (12 Semanas)
6) ANA VILELA - Trem Bala (-1) (17 Semanas)  
7) ROBERTO CARLOS - Sereia (+2) (4 Semanas)
8) MOSKA - Mulher (-2) (8 Semanas)  
9) SILVA - Eu Sei (+2) (4 Semanas)
10) ELZA SOARES - A Mulher Do Fim Do Mundo (-2) (10 Semanas) 
11) TOM ZÉ - Queremos Delações (-1) (5 Semanas)
12) ROBERTA SÁ - Pra Você (=) (4 Semanas)
13) TIAGO IORC - Tempo Perdido (=) (2 Semanas)
14) LINIKER E OS CARAMELOWS - Louise Du Brésil (=) (5 Semanas)  
15) CAETANO VELOSO - O Quereres 2017 (=) (2 Semanas)
16) MILTON NASCIMENTO & HAMILTON DE HOLANDA - Bicho Homem (ESTREIA)
17) TIÊ - Mexeu Comigo (ESTREIA)
18) BAIANA SYSTEM - Invisível (=) (4 Semanas)
19) BRUNA CARAM - Par (ESTREIA)
20) FREJAT - Vambora (-4) (13 Semanas) 

Saem:

ZECA PAGODINHO - Toda Hora (13 Semanas. Maior posição: 04) 
DIOGO NOGUEIRA - Pé Na Areia (11 Semanas. Maior posição: 10) 
TOM ZÉ - Homologô (A Marcha Dos Blocos) (10 Semanas. Maior posição: 05)
    


A PELE
Ana Carolina

A pele do corpo
A pele do fundo
A pele do medo
Ocidental

A pele do Oeste
A pele do mundo
A pele do dedo
A digital

A distância da pele, wi-fi
Tatuagem com nome do pai

A pele do rosto que cora
O resto de uma catapora

A pele que fica envelhece
A pele que enruga, que cresce

A pele, superfície da moda
Bolsa com pele de cobra
Na pele da invenção, a roda
A pele do morto é morta

No dedo, a pele cutícula
A pele do filme, película

A pele molhada no box
A pele do rosto, Botox

Agulha na pele, costura
A pele que estica a altura

A pele que é imã, combina
A pele com sarda, menina

O arrepio do pelo no frio
O cheiro da fêmea no cio

A pele colada na blusa
Na pele da pedra, a medusa

Na pele do Alasca, a neve
A pele que esquenta é febre

A dor do caminho no calo
A pele do bicho, o rabo

A pele que muda, transmuta
A pele presencia, sacia

A pele testemunha a unha
E a mão, a espada que empunha

Não vale a pena o que não vale a pele
Não vale a pena o que não vale a pele
Não vale a pena o que não vale a pele
Não vale a pena o que não vale a pele

Pra pele que transpira, leque
Pra pele da careca, quepe

Pra pele do pneu, estepe
Na pele da Jamaica, reggae

Na pele da folha, clorofila
Do Abaporu, Tarsila

Do motoboy, mochila
Na pele do bebum, tequila

A ruga é a expressão que fica
Na pele da balzaca, trinta

Troca de pele o trapaceiro
É lobo em pele de cordeiro

Não vale a pena o que não vale a pele
Não vale a pena o que não vale a pele
Não vale a pena o que não vale a pele
Não vale a pena o que não vale a pele

Na pele da pedra, ametista
Na do fósforo, faísca

Na pele do adeus, quem fica
Na pele do ladrão, a listra

Na pele do muro, grafite
Do homem bomba, dinamite

A cicatriz da pele que rompe
A pele é carcaça do bonde

Viciados em autoflagelo
A pele coberta de gesso

Viciados em furar a pele
Vendem a pele por qualquer preço

Não vale a pena o que não vale a pele
Não vale a pena o que não vale a pele
Não vale a pena o que não vale a pele
Não vale a pena o que não vale a pele


TH - Até Maio, pessoas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...