domingo, 13 de março de 2016

TOPTULHO MUSICAL # 66!


Bom dia (da indignação seletiva)!

Cá estamos com mais um TopTulho Musical, hoje a edição 66, trazendo pra vocês as vinte músicas que estão em alta nas paradas especializadas em MPB, rock brasileiro e demais estilos afins! Pra você que espertamente ficou em casa nesse dia de manifestações unilaterais, acompanhe conosco as novidades da música brasileira. 

Muitos me perguntam o porque de meu posicionamento político ter a ver com defesa do Partido Dos Trabalhadores. Bom, primeiro, eu diria que a democracia me permite livre escolha de votar em quem acredito e de não votar em quem tenho pé atrás; Segundo, juro que não me considero petista, posto que votei (no primeiro turno) na Luciana Genro na última eleição presidencial; Na penúltima, em Marina Silva, e na antepenúltima, em Heloísa Helena. Diria que sou petista de "segundo turno" (risos), já que sei muito bem EM QUEM NÃO VOTAR: nos partidos mais sanguessugas do país: PMDB e PSDB. Enfim, sou um esquerdista convicto. E em última instância, minha defesa está mais galgada no jornalismo e na mídia, pelo tratamento vergonhosamente imparcial quando menciona corrupção política. Minha postura tem mais cunho jurídico do que político propriamente dito...Esse não é um blogue de política, porém hoje é um dia de protestos e manifestações cobertos com uma sombra fascista, homofóbica e fundamentalista, razão pela qual discordo veementemente dela e fiz questão desse desabafo. Essa justificativa eu sempre quis dar a vocês!

Ok, voltando à música, a parada de hoje, os sambistas do "Casuarina" entram pela terceira semana consecutiva em primeiro lugar. Logo, merecem ser o destaque dessa edição, com louvor! Temos apenas uma estreia - aliás, uma super estreia! Mais uma música do conterrâneo Djavan, a deliciosa "Só Pra Ser O Sol". Ela entra no lugar de Nando Reis, que sai com sua versão ao vivo de "All Star".

Vamos ver como ficou??

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 66! - 13/03/2016

1) CASUARINA - Queira Ou Não Queira (=) (8 Semanas) 
2) CAETANO VELOSO & EMICIDA - Baiana (=) (4 Semanas)
3) SURICATO - Pra Tudo Acontecer (=) (9 Semanas) 
4) ANA CAROLINA & SEU JORGE - Mais Uma Vez (Nós Dois) (+10) (3 Semanas) 
5) ARMANDINHO & BEBETO - Menina Do Verão (+2) (5 Semanas)   
6) TIAGO IORC - Amei Te Ver (=) (8 Semanas) 
7) TULIPA RUIZ & MARCELO JENECI - Dia a Dia, Lado a Lado (+1) (8 Semanas)   
8) JORGE VERCILO - Pra Valer (-3) (11 Semanas) 
9) BANDA DO MAR - Faz Tempo (=) (6 Semanas) 
10) JOHNNY HOOKER - Segunda Chance (+3) (4 Semanas)  
11) ROGÊ & SEU JORGE - Presença Forte (+2) (8 Semanas)  
12) DANIELA MERCURY - Sem Argumento (-8) (8 Semanas)   
13) FALAMANSA & GABRIEL, O PENSADOR - Cacimba de Mágoa (+2) (4 Semanas)
14) TIÊ & ALEXANDRE CARLO - Isqueiro Azul (+3) (2 Semanas) 
15) THIAGO PETHIT - 1992 (+1) (3 Semanas) 
16) ARNALDO ANTUNES - Naturalmente, Naturalmente (+2) (2 Semanas)
17) ANA CAROLINA - Coisas (-7) (9 Semanas)
18) CHICO BUARQUE & HAMILTON DE HOLANDA - Vai Trabalhar, Vagabundo (+1) (2 Semanas)
19) LENINE - Castanho (-8) (11 Semanas)
20) DJAVAN - Só Pra Ser O Sol (ESTREIA)

Sai:

NANDO REIS - All Star (Ao Vivo)(4 Semanas. Maior posição: 14)  

Mais uma vez os sambistas do Casuarina aparecem aqui pra alegrar o TopTulho! Incrível como o samba é um estilo que não sai de moda. Tão antigo e tão atual!

Lançando seu sétimo disco nesse ano, o primeiro single é a canção “Queira ou Não Queira” é uma composição do vocalista do quinteto, João Cavalcanti, em parceria com Alaan Monteiro. Já está na primeira posição aqui há 3 semanas. Merece ou não todas as honras??


Sétimo disco já, acreditam?


QUEIRA OU NÃO QUEIRA
Casuarina


Queira ou não queira
Esse é meu lugar
Queira ou não queira
Esse é meu lugar
Queira ou não queira
O samba é o meu lugar

Diga a hora, o traje, a peça e o caminho
E convide a alegria pra entrar
Seja em cima da laje ou no bojo do pinho
Quero ver o suor soar

Quando vou pra outro lado viajo sozinho
Conto cada segundo pra voltar
Pro meu samba mobiliado de madeira e carinho
Pois aqui é o meu lugar

Queira ou não queira
Esse é meu lugar
Queira ou não queira
Esse é meu lugar
Queira ou não queira
O samba é o meu lugar



Não tem pressa pra terminar se sambar...só não se esqueça de que ainda tem o...



1974! 

Não foi um ano tão impactante em termos de acontecimentos não. Os mais relevantes no Brasil, por exemplo, foi o incêndio no Edifício Joelma, em São Paulo, e o novo presidente do país, Ernesto Geisel, mais um general da quartelada que vigorou aqui por anos. A censura estava atuante demais, em vários meios de comunicação!

No cinema, o clássico Poderoso Chefão parte II, O Massacre Da Serra Elétrica, Chinatown, Inferno Na Torre, Benji, Perfume de Mulher, dentre outros...

Novelas clássicas de 74: O Semideus (estreou em 73 e foi até 74), O Espigão, Fogo Sobre Terra, Corrida Do Ouro, Supermanoela, Os Inocentes, O Machão, Ídolo de Pano, A Barba Azul (primeira versão de "A Gata Comeu') e a primeira versão de "O Rebu"

Hits internacionais de 74: A disco music oficialmente estava instaurada no mundo. O hit de abertura pode ser considerado "Rock Your Baby", do George MCcrae; Elton John ("Goodbye Yellow Brick Road, Don't Let The Sun Go Down On Me); Love's Theme - Love Unlimited Orchestra; The Air That I Breathe - Hollies; Excuse Me - Junior; Song For Anna - Herb Ohta; Jungle Boogie - Kool & The Gang; Oh Very Young - Cat Stevens; Band On The Run - Paul McCartney & Wings; Tu Nella Mia Vita - Wess & Dori Ghezzi; Sunshine On My Shoulders - John Denver, dentre muitos outros!

E por aqui, o que teve? Vamos ver agora. Viajando para..........1974!!

Há 42 anos...

1) RAUL SEIXAS - Gita
2) MORRIS ALBERT - Feelings
3) SECOS & MOLHADOS - Flores Astrais
4) VANUSA - Manhãs De Setembro
5) MARTINHO DA VILA - Canta Canta Minha Gente
6) HYLDON - Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda
7) ROBERTO CARLOS - O Portão
8) BAIANO E OS NOVOS CAETANOS - Vô Batê Pa Tu
9) IVAN LINS - Abre Alas
10) LUIZ AYRÃO - O Silêncio Da Madrugada
11) BENITO DI PAULA - Se Não For Amor
12) CLARA NUNES - Conto De Areia
13) GILBERTO GIL - Maracatu Atômico
14) RITA LEE & TUTTI FRUTI - Menino Bonito
15) JAIR RODRIGUES - O Mundo Melhor de Pixinguinha
16) TRIO ESPERANÇA - Arrasta a Sandália
17) NOVOS BAIANOS - Na Cadência Do Samba
18) JOÃO DA PRAIA - O Boi Vai Atrás
19) CHRYSTINA - Quantas Lágrimas
20) DAVE MCLEAN - Me And You

MENÇÕES HONROSAS:

ALCEU VALENÇA - Retrato 3x4
ALCIONE - Panos De Papel
ÂNGELA MARIA - Amor Que Não Presta Não Serve Pra Mim
ANTÔNIO CARLOS & JOCAFI - Dona De Casa
BELCHIOR - Na Hora Do Almoço
BENITO DI PAULA - Além De Tudo
BENITO DI PAULA - Beleza Que É Você Mulher
BETH CARVALHO - Maior É Deus
CAETANO VELOSO - Felicidade
CARMEN SILVA - Amor Com Amor Se Paga
CESAR COSTA FILHO - Anastácio
CLARA NUNES - Alvorecer
CLARA NUNES - Manhã De Carnaval
CLARA NUNES - Menino Deus
DJALMA DIAS - Toró De Lágrimas
DJAVAN - Calmaria e Vendaval
DÓRIS MONTEIRO - Amendoim Torradinho
EDUARDO GUDIN, MÁRCIA & PAULO CÉSAR PINHEIRO - Veneno
ELIANA PITMAN - Mistura De Carimbó
ELZA SOARES - Aquarela Brasileira
FERNANDO MENDES - Cadeira De Rodas
GAL COSTA - De Amor Morrerei
GILBERTO GIL - Esses Moços (Pobres Moços)
GOLDEN BOYS & TRIO ESPERANÇA - Olho D' Água
IVAN LINS - A Festa Do Divino
JOÃO NOGUEIRA - E Lá Vou Eu
JOSÉ AUGUSTO - Eu Quero Apenas Um Carinho
LUIZ AYRÃO - Porta Aberta
MARIA CREUZA - De Conversa Em Conversa
MARIA CREUZA - Que Diacho de Dor
MARIA CREUZA - Simplesmente
MARTINHA - Segredos
MARTINHO DA VILA - Disritmia
MPB 4 & QUARTETO EM CY - Fogo Sobre a Terra
NAZARENO & PENA BRANCA - Vai Doer
ODAIR JOSÉ - A Noite Mais Linda Do Mundo
ODAIR JOSÉ - Cadê Você
OS ORIGINAIS DO SAMBA - A Dona Do Primeiro Andar
PAULINHO DA VIOLA - Nervos De Aço
PHOLHAS - She Made Me Cry
RAUL SEIXAS - Água Viva
RAUL SEIXAS - Como Vovó Já Dizia
RAUL SEIXAS - O Trem Das Sete
RENATO TEIXEIRA - As Coisas Que Eu Gosto
RITA LEE & TUTTI FRUTI - Mamãe Natureza
ROBERTO CARLOS - Eu Quero Apenas
ROBERTO CARLOS - O Show Já Terminou
RONNIE VON - Quarto Fechado
SECOS & MOLHADOS - As Andorinhas
SECOS & MOLHADOS - El Rey
SÉRGIO REIS - João De Barro
SUELI - Férias Na Praia
TOM JOBIM & ELIS REGINA - Águas de Março
TOQUINHO & VINÍCIUS - Como É Duro Ter Que Trabalhar
TOQUINHO & VINICIUS - Cores De Abril
WANDERLEY CARDOSO - Moça Do Rosto Bonito
WANDERLEY CARDOSO - Quando Me Sinto Só
ZÉ RODRIX - Gerações
ZÉ RODRIX - O Espigão


COMENTÁRIOS: De cara 1974 teve dois brasileiros que alcançaram o mercado fonográfico internacional cantando em inglês não macarrônico - Morris Albert (Maurício Alberto Kaisermann) com a romântica "Feelings" (transformada por Didi Mocó em "filho") e Dave Mcclean (José Carlos Gonzalez) com o hit "Me And You". E ainda um terceiro, que só estrearia no próximo ano, Mark Davis, mais conhecido atualmente como Fábio Jr! Era uma modinha desgraçada dessa, que fiz questão de deixar claro antes que reclamem por ter duas músicas internacionais na seleção!

A bela Vanusa se tornou a "VaMUSA" completamente nesse 1974, e seu hino "Manhãs De Setembro" a consagra de vez como tal! Rita Lee (com a linda balada "Menino Bonito", em parceria com o Tutti Fruti), Clara Nunes (com seu samba poderoso "Conto de Areia") e Chrystina com "Quantas Lágrimas" completam o time feminino, que estava bem em baixa nesse ano, com poucas representantes. Apesar de dois discos-parcerias históricos terem sido lançados: Maria Bethânia com Chico Buarque e Elis Regina com Tom Jobim!

Roberto Carlos e Jair Rodrigues batiam ponto em todos os anos dos 70's, incrível! Outros que estavam em 73 e voltam e 74 são Gilberto Gil e Benito Di Paula.

Em se tratando de bandas brasileiras, duas continuaram no auge em 74: Os Novos Baianos e os Secos & Molhados. 

Estreias importantes no TopTulho do Passado: Luiz Ayrão, Ivan Lins e Martinho Da Vila!

Para rirmos, tem a ótima sacada de Chico Anysio com sua banda "Baianos e Novos Caetanos" e a hilária do João da Praia (aonde a vaca vai, o boi vai atrás...)

Trio Esperança e a balada-mania do Hyldon complementam a seleção...




A alcunha de 'Pai do Rock Brasileiro" deixaria os Mutantes injustiçados, mas a de "grande herói do rock" lhe soa mais adequada. 

Atualíssimo até hoje, vamos então com esse lendário hino de Raulzito, em parceria com Paulo Coelho (seu mais tradicional parça), merecidíssimo primeiro lugar desse TopTulho Do Passado!

GITA
Raul Seixas/Paulo Coelho

"Eu que já andei pelos quatro cantos do mundo procurando,
foi justamente num sonho que Ele me falou"

Às vezes você me pergunta
Por que é que eu sou tão calado
Não falo de amor quase nada
Nem fico sorrindo ao teu lado

Você pensa em mim toda hora
Me come, me cospe, me deixa

Talvez você não entenda
Mas hoje eu vou lhe mostrar

Eu sou a luz das estrelas
Eu sou a cor do luar
Eu sou as coisas da vida
Eu sou o medo de amar

Eu sou o medo do fraco
A força da imaginação
O blefe do jogador
Eu sou, eu fui, eu vou

Gita gita gita gita gita

Eu sou o seu sacrifício
A placa de contra-mão
O sangue no olhar do vampiro
E as juras de maldição

Eu sou a vela que acende
Eu sou a luz que se apaga
Eu sou a beira do abismo
Eu sou o tudo e o nada

Por que você me pergunta
Perguntas não vão lhe mostrar
Que eu sou feito da terra
Do fogo, da água e do ar

Você me tem todo dia
Mas não sabe se é bom ou ruim
Mas saiba que eu estou em você
Mas você não está em mim

Das telhas eu sou o telhado
A pesca do pescador
A letra A tem meu nome
Dos sonhos eu sou o amor

Eu sou a dona de casa
Nos pegue-pagues do mundo
Eu sou a mão do carrasco
Sou raso, largo, profundo

Gita gita gita gita gita

Eu sou a mosca da sopa
E o dente do tubarão
Eu sou os olhos do cego
E a cegueira da visão

Mas eu sou o amargo da língua
A mãe, o pai e o avô
O filho que ainda não veio
O início, o fim e o meio (2x)
Eu sou o início, o fim e o meio (3x)




TH - Entrando na minha última semana com 33 anos ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...