domingo, 20 de dezembro de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 55!


Chegamos ao último TopTulho do ano! Sim, porque no próximo domingo, vai ao ar o especial TopTulho - Top 100 de 2015 - com as cem músicas que melhor se posicionaram neste conturbado ano. Abram suas apostas nas suas preferidas!

Por ora, no entanto, temos ainda esta edição, recheada de coisa boa. São três grandes estreias e um novo primeiro lugar! Aqui você já sabe: compilamos as músicas de MPB mais pedidas nas principais mídias especializadas e montamos a parada do jeito que você gosta!

A sempre ótima parceria entre Caetano Veloso & Gilberto Gil, o Pedro Baby e a super swingueira Paula Lima adentram a parada, em detrimento de Gustavo Guri, Ivete Sangalo e Emicida & Vanessa da Mata. E o rei Roberto Carlos assume o posto de maior representante natalino do país (desculpa, Simone), e vai pra primeira posição na semana do Natal!

Assim ficou o último TopTulho do ano:

TOPTULHO MUSICAL #55! - 20/12/2015

1) ROBERTO CARLOS - Eu Te Amo, Eu Te Amo, Eu Te Amo (Versão 2015) (+2) (4 Semanas)
2) DJAVAN - Não É Um Bolero (-1) (11 Semanas)
3) SKANK - Do Mesmo Jeito (-1) (7 Semanas)
4) TITÃS - Pela Paz (=) (9 Semanas)
5) ROBERTA SÁ & CHICO BUARQUE - Se For Pra Mentir (=) (5 Semanas)
6) MARISA MONTE & RODRIGO AMARANTE - O Que Se Quer (+3) (6 Semanas)
7) MALTA - Dona Da Voz (+2) (5 Semanas)
8) ZÉLIA DUNCAN - Olha, O Dia Vem Aí (-2) (9 Semanas)
9) CAPITAL INICIAL - Vai e Vem (+1) (4 Semanas)
10) FREJAT - Só Você (+2) (4 Semanas)
11) DIOGO NOGUEIRA - Clareou (=) (5 Semanas)
12) ROBERTA SÁ - Delírio (-5) (11 Semanas)
13) THAÍS MACEDO - A Seu Critério (=) (4 Semanas)
14) DABLIU - Viajante (+1) (4 Semanas)
15) PAULA LIMA - Fiu Fiu (ESTREIA)
16) TIAGO IORC - Coisa Linda (+4) (2 Semanas)
17) CAETANO VELOSO & GILBERTO GIL - Nossa Gente (Avisa Lá) (ESTREIA)
18) PEDRO BABY - Beija (ESTREIA)
19) JOHNNY HOOKER - Amor Marginal (-5) (14 Semanas)
20) TIÊ - A Noite (-4) (25 Semanas)

Saíram:

EMICIDA & VANESSA DA MATA - Passarinhos (14 Semanas. Maior posição: 01)
GUSTAVO GURI - O Tempo (2 Semanas. Maior posição: 18)
IVETE SANGALO - Azul Da Cor Do Mar (15 Semanas. Maior posição: 01)


E nossa mensagem de fim de ano vai com os Titãs, sobretudo por estes 365 dias terem sido bastante conturbados. Foi crise econômica, política, raiva nas redes sociais, desesperança, guerras....tudo menos PAZ. 

E como esse single relançado em 2015 preconiza justamente ela...a eleita pra ilustrar esse último TopTulho do ano é justamente calcada pela positividade de sua letra. 

Paz pra todos, SEMPRE!



Paz, pra fechar um ano tão de guerra como 2015!



PELA PAZ
Titãs


Você espera sempre mais
Você não se conforma
Você não se satisfaz
Todo mundo diz acreditar na paz


E você acredita ou não?
E então, o que você faz pela paz?
O que você faz pela paz?
O que você faz pela paz?

Todos são capazes da guerra
Mas ninguém luta por você
Você ainda está sozinho
Ninguém acredita em ninguém

E você acredita ou não?
E então, o que você faz pela paz?
O que você faz pela paz?
O que você faz pela paz?




Lutemos todos por ela...mas, agora, não se esqueça de acompanhar o...





2013 - o ano das manifestações no país. Tudo começou com os 0,20 centavos de São Paulo (onde eu mesmo participei), e eclodiu com um monte de reuniões de pautas diversas no país inteiro. Numa delas, até houve motim para salvar os Beagles de testes farmacêuticos. Pena que, a revolução desse ano - que em muito lembrava os ideais libertários e revolucionários tão criticados pelas elites (que os chamavam de anarquistas) se tornaram, nos anos subsequentes, destilações de ódio sem fundamentação política convincente, além de marionetes nas mãos de políticos interessados. O gigante acordou, mas foi ludibriado logo a seguir!

Desde 1987, o ano de 2013 foi o primeiro ano a compreender quatro dígitos diferentes. Curiosidade inútil, mas curiosa :P

A abdicação do Padre Bento (aquele que tinha cara de coisa ruim) também marcou o ano, no qual conhecemos o (super fofo e humano) Papa Francisco!

Mortes relevantes em 2013: Hugo Chavez, Chorão (uma comoção nacional...Charlie Brown Jr. estava no auge, e nesse ano, inúmeros hits da banda vieram à tona, como você verá), do mesmo Charlie Brown Jr, meses depois, vai o integrante Champignon, Walmor Chagas, Emílio Santiago (no dia do meu aniversário :( ), Paulo Vanzolini, Sebastião Vasconcellos, Rosita Thomaz Lopez, Paulinho Tapajós e o grande mestre Reginaldo Rossi...

Alguns destaques do cinema: Homem de Aço, Homem de Ferro, Azul é a Cor Mais Quente, Antes da Meia Noite e os insuportáveis Minions (Meu Malvado Favorito). 

No mundo das novelas, Sangue Bom figura fácil como minha favorita. Apesar de ser uma porcaria, Amor À Vida fez muito sucesso. Flor Do Caribe, Jóia Rara, Além Do Horizonte, Saramandaia 2013, Pecado Mortal e Dona Xepa 2013 foram outras novelas. 

Na música internacional, poucos hits, mas duradouros nas paradas. Rihanna arrasou com "Diamonds", Lorde com "Royals" teve uma estreia com pé direito; Katy Perry com "Roar", Alicia Keys com "Girl On Fire", Jason Mraz com "93 Million Miles", Bruno Mars com "When I Was Your Man" e Aivicii com "Wake Me Up" foram alguns dos demais destaques. 

E agora chegou a hora de sabermos o que rolava na música brasileira em...2013!!

Há 2 anos...

1) POLLO & IVO MOZART - Vagalumes
2) CHARLIE BROWN JR. - Meu Novo Mundo
3) NX ZERO - Ligação
4) O RAPPA - Anjos (Pra Quem Tem Fé)
5) ANITTA - O Show Das Poderosas
6) ROBERTA CAMPOS & NANDO REIS - De Janeiro a Janeiro
7) NALDO BENNY - Amor De Chocolate (Remix)
8) THIAGO PETHIT & TIÊ - Mapa Mundi
9) SANDY LEAH - Aquela Dos 30
10) EMICIDA & PITTY - Hoje Cedo
11) JOTA QUEST - Tempos Modernos
12) SAMBÔ - Toda Forma De Amor
13) MARCELO D2 - Abre Alas (Está Chegando A Hora)
14) CAPITAL INICIAL - Sol Entre Nuvens
15) SÉRGIO BRITTO & RITA LEE - Pura Bossa Nova
16) WANESSA & SOULJA BOY - Turn It Up
17) DETONAUTAS ROQUE CLUBE - Essa Noite
18) ADRIANA PARTIMPIM - Lindo Lago Do Amor
19) TIAGO IORC & MARIA GADÚ - Música Inédita
20) ONZE:20 - Não Vai Voltar


MENÇÕES HONROSAS:

A BANCA -O Novo Passo 
ALIADOS - Esperança
ANA CAROLINA - Combustível
ANA CAROLINA - Luz Acesa
ANITTA - Meiga e Abusada
ANITTA - Não Para
ANITTA - Pretin
ANITTA - Zen
APANHADOR SÓ - Despirocar
ARMANDINHO - A Ilha 
ARNALDO ANTUNES - Muito, Muito Pouco
ARNALDO ANTUNES - Sem Você
BUCHECHA - Frutility
BUCHECHA & FLORIDA - Baile Em Miami
BUCHECHA  MC CATRA - Gamou
CAPITAL INICIAL - Saquear Brasília
CHARLIE BROWN JR. - Céu Azul
CHARLIE BROWN JR. - Contrastes Da Vida
CHARLIE BROWN JR. - Um Dia A Gente Se Encontra
CHAY SUEDE - Papel
CHIMARRUTS - Prece
CIDADÃO QUEM - Nosso Próprio Mar
CÍDIA - Alfazema
CINE - Quer Saber?
CLAUS & VANESSA - Você Aqui
CPM 22 - Derrota e Glória
CRIOLO - Duas De Cinco
CW7 - Hoje Eu Tenho Pressa
DANI BLACK - Miragem
DANIEL - Maravida
ED MOTTA - Mais Do Que Eu Sei
ED MOTTA - S.O.S. Amor
ELLEN ROCHE - Hoje Estou Descontrolada (!!!)
ELLEN ROCHE - Solteirinha Da Pompeia (!!!)
EMICIDA - Zoião
FAKE NUMBER - Não Sei Mais
FIUK - Fora De Alcance
FIUK & MC SAPÃO - Toma Toma
FREJAT - O Amor É Quente
FERNANDA TAKAI - Fui Eu
FRESNO - Maior Que As Muralhas
FILIPE CATTO - Quem É Você?
GABRIEL, O PENSADOR - Linhas Tortas
GABRIEL, O PENSADOR & JORGE BEN JOR - Surfista Solitário
GABRIEL VALIM - Piradinha (!!!)
GUILHERME ARANTES - Condição Humana
GUSTTAVO LIMA - As Mina Pira Na Balada (!!!)
GRITOS DE PAZ - Ao Meu Lado
HEVO84 - Alma
IVETE SANGALO - O Amor Em Paz
IVETE SANGALO - Vejo O Sol e a Lua
JORGE VERCILLO - Face de Narciso
JOTA QUEST & MANÁ - Raiando o Sol
LEANDRO LEHART & EMICIDA - Agamamou
LÉO JAIME - Diz
LENINE - Magra
LOBÃO - Eu Não Vou Deixar
LUIZA POSSI & PROJOTA - Música e Letra
MANU GAVASSI - Conto De Fadas
MANU GAVASSI - Se Eu Te Abraço
MARCELO JENECI - De Graça
MARCELO JENECI - Feito Pra Acabar
MARIA GADÚ - Em Paz
MARISA MONTE - Seja Feliz
MICAEL BORGES - Qual É O Andar?
MICHEL TELÓ - Love Song (!!!)
MONIQUE KESSOUS - Calma Aí
MR. GYN - Mil Sementes
MUNHOZ & MARIANO - Camaro Amarelo (!!!)
NALDO BENNY - Deixa Eu Te Pegar
NALDO BENNY & FAT JOE - Se Joga
NANDO REIS - Amor À Vida
NANDO REIS - Luz Antiga
NANDO REIS - O Que Eu Só Vejo Em Você
NATIRUTS - Quero Ser Feliz Também (Acústico)
NENHUM DE NÓS - Aquela Estação
NEY MATOGROSSO - Poema (Re-Issue)
NILA BRANCO - Depois Da Chuva
NILA BRANCO - Edredom
NX ZERO - Hoje O Céu Abriu
O RAPPA - Auto-Reverse
O RAPPA - Boa Noite, Xangô
ONZE:20 - Pra Você
P9 - Olhos Nus
PALMIRA VALENTE (LETÍCIA SABATELLA) - Silent Kindness
PATRÍCIA MARX & SEU JORGE - Espelhos D' Água
PLANTA & RAIZ - Linda
POLLO - Love Song
POLLO - Piritubacity
PONTO DE EQUILÍBRIO & MARCELO D2 - Malandragem Às Avessas
PROJOTA - Mulher
RAIMUNDOS - Politics
ROBERTA CAMPOS - Felicidade
ROBERTA SÁ, PEDRO MARIANO & OS CARIOCAS - Um Sonho a Dois
ROBERTO CARLOS - Se Você Pensa (Remix)
RPM - Vidro e Cola
SAMBÔ - Flores
SELVAGENS À PROCURA DA LEI - Brasileiro
SEU CUCA - Dez
SEU JORGE - Deixa Isso Pra Lá
THAÍS GULIN - Até Pensei
THIAGUINHO - Simples Desejo
TIAGO IORC - It's a Fluke
TIHUANA - Vem Pra Festa
TIHUANA & DIGÃO - A Minha Rainha
TONI FERREIRA - Saber De Uma Alma
WANESSA - Hair & Soul 
WILSON SIDERAL - Foi Preciso Você
ZÉLIA DUNCAN - A Gruta Da Solidão


COMENTÁRIOS DE TH: Se, nas músicas internacionais, a política das parcerias já andava deveras constante nos últimos anos, em terras tupiniquins essa modinha chegou. Mas não pensem que são parcerias históricas como Chico Buarque & Nara, Caetano & Gil ou Tom Jobim & Elis Regina não. São acordos capitalistas de interesses, descartáveis e nada duradouros, representados aqui pela parceria-porcaria entre Wanessa e Soulja Boy.

Mas também tivemos parcerias "do bem": a música fofa de Roberta Campos ganhou participação de Nando Reis; Thiago Pethit com Tiê, Tiago Iorc com Maria Gadú, Emicida com Pitty também são grandes exemplos!

Outrossim, o funk ostentação veio com tudo, e teve Anitta como principal cria, A gata nada simpática e de talento questionável esteve em alta em todas as plataformas, com apresentações em programas de televisão, shows, músicas nos topos das paradas e com muita ginga, representando aporcalhadamente a música brasileira.

Numa pegada mais pop, Naldo Benny foi outro grande destaque do ano. De qualidade também questionável, o rapaz ganhou as pistas do país.

A morte de Charlie Brown Jr. deixou o rock brasileiro de luto absoluto, e foram vários hits para homenageá-lo ao longo de 2013. "Meu Novo Mundo" o representa nessa parada, na merecida segunda posição.

Ainda de rock nacional, os costumeiros Detonautas, Capital Inicial, O Rappa, Jota Quest e NX Zero. 

No reggae, tem Onze:20; no pop, Sandy carreira solo, no samba-enrolação, Sambô; no infantil de qualidade, Adriana Patimpim.

As irreverências de Marcelo D2 e Rita Lee (com participação de Sérgio Britto) encerram a seleção. 




E, num texto no qual falo tanto de parcerias, nada mais justo do que colocar uma parceria em primeiro lugar. 

A música gruda como goma de mascar. Não falo de qualidade, mas sim de sucesso, e, em 2013, o ano foi deles!


VAGALUMES
Pollo & Ivo Mozart

Vou caçar mais de um milhão de vagalumes por aí,
Pra te ver sorrir eu posso colorir o céu de outra cor,
Eu só quero amar você,
E quando amanhecer eu quero acordar...
Do seu lado.

Vou escrever mais de um milhão de canções pra você ouvir
Que meu amor é teu, teu sorriso me faz sorrir,
Vou de Marte até a Lua, cê sabe já tô na tua,
Não cabe tanta saudade essa verdade nua e crua,
Eu sei o que eu faço, nosso caminho eu traço,
Um casal fora da lei ocupando o mesmo espaço,
Se eu to contigo não ligo se o sol não aparecer,
É que não faz sentido caminhar sem dar a mão pra você,
Teu sonho impossível vai ser realidade,
Sei que o mundo tá terrível mas não vai ser a maldade que
Vai me tirar de você, eu faço você ver,
pra tu sorrir eu faço o mundo inteiro saber que eu...

Vou caçar mais de um milhão de vagalumes por aí
E pra te ver sorrir eu posso colorir o céu de outra cor
Eu só quero amar você
E quando amanhecer eu quero acordar...
Do seu lado

Pra ter o teu sorriso descubro o paraíso
É só eu ver sua boca que eu perco o juízo por inteiro,
Sentimento verdadeiro eu e você ao som de Janelle Monáe,
Vem, deixa acontecer
Me abraça que o tempo não passa quando cê tá perto,
Dá a mão e vem comigo que eu vejo como eu tô certo,
Eu digo que te amo cê pede algo impossível,
Levanta da sua cama hoje o céu está incrível.

Vou caçar mais de um milhão de vagalumes por aí
E pra te ver sorrir eu posso colorir o céu de outra cor
Eu só quero amar você
E quando amanhecer eu quero acordar...
Do seu lado.

Faço dos teus braços um lugar mais seguro,
Procurei paz em outro abraço não achei eu juro,
Saio do compasso, passo apuros que vier,
Abro a janela pra que você possa ver...

Vou caçar mais de um milhão de vagalumes por aí,
E pra te ver sorrir eu posso colorir o céu de outra cor,
Eu só quero amar você,
E quando amanhecer eu quero acordar...
Do seu lado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...