domingo, 22 de março de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 16



Bom dia!

Primeiro TopTulho que faço com 33 anos completados na última sexta! ;)

Esta 16ª edição é também a primeira que não tem nenhuma estreia, ou seja, todas as 20 músicas que estavam na semana anterior conseguiram permanecer na parada de hoje!

Também não houve novidades nas paradas da Billboard Brasileira e na Rádio MPB FM, razão pela qual a nossa também está "parada".

O Skank segue na liderança com "Esquecimento". As músicas que mais subiram foram "Luís Maurício", do Lulu Santos (6 posições), e "Tem Juízo, Mas Não Usa", parceria entre Mart'nália e Pedro Luís (8 posições). Já quem mais caiu foi Arlindo Cruz: "Não Penso Mais Em Nada" despencou 6 degraus essa semana. 

Vamos ver como ficou o 16º TopTulho:

1) SKANK - Esquecimento (=) (9 Semanas)
2) CASUARINA - A Vizinha Do Lado (=) (8 Semanas)

3) ALICE CAYMMI - Como Vês (+1) (6 Semanas)
4) FERNANDA TAK
A
I E SAMUEL ROSA - Pra Curar Essa Dor (+1) (7 Semanas)
5) JOTAQUEST - Dentro De Um Abraço (-2) (10 Semanas)
6) PAULA TOLLER - Transbordada (+2) (5 Semanas)
7) MARJORIE ESTIANO E GILBERTO GIL - Luz Do Sol (-1) (4 Semanas)
8) SURICATO - Diante De Qualquer Nariz (-1) (11 Semanas)

9) LULU SANTOS - Luís Maurício (+6) (5 Semanas)
10) MART'NÁLIA - Peço a Deus (=) (13 Semanas)
11) MART'NÁLIA E PEDRO LUIS - Tem Juízo, Mas Não Usa (+8) (3 Semanas)
12) CLÁUDIO ZOLI - Amar e Amanhecer (+2) (6 Semanas)
13) ZECA BALEIRO E ZÉLIA DUNCAN - Fox Baiano (-4) (12 Semanas)
14) ZECA BALEIRO - Ai Que Saudade D' Ocê (-2) (16 Semanas)

15) HUMBERTO GESSINGHER - Nuvem (+1) (5 Semanas)
16) ADRIANA CALCANHOTTO - E Sendo Amor (-5) (15 Semanas)
17) VANESSA DA MATA - Por Onde Ando, Tenho Você (+1) (3 Semanas)
18) MARIA RITA - É Alma, É Corpo, É Religião (+2) (2 Semanas)

19) ARLINDO CRUZ - Não Penso Mais Em Nada (-6) (12 Semanas)
20) ANGELA RO RO E JORGE VERCILO - A Capital Do Amor (-3) (7 Semanas)


Não saiu nenhuma música nesta edição.


E hoje vamos falar de uma música que, a despeito de estar muito bem posicionada na nossa parada, e que também vem sendo muito pedida nas rádios de todo país, divide opiniões.

Refiro-me à parceria entre Fernanda Takai e Samuel Rosa, que fizeram uma versão em português de "Heal The Pain", clássico absoluto de George Michael do início dos Anos 90

As pessoas (e eu, também), naturalmente têm reservas com versões, e quando pegam um "monstro sagrado" que não se pode mexer, então...

A música faz parte do disco solo de Takai, (desta vez, um de inéditas), o "Na Medida Do Impossível", que, inclusive, fez um ano essa semana, no dia 18. A autoria é do maridão, John Ulhoa. E agora quero saber de vocês: o que acharam dessa versão?



Samuel e Fernanda: parceria mineira controversa.


PRA CURAR ESSA DOR (HEAL THE PAIN)
George Michael
Composição: John Ulhoa
Intérpretes: Fernanda Takai e Samuel Rosa

Eis aqui meu segredo
Que te conto assim sem medo e que você precisa saber
Essa é a hora, é tão simples minha história
Quem sabe possa te convencer?

Você diz que o frio que sente é maior que esse mundo
Onde não há lugar pra quem tem coração
Cuide bem de você e procure entender
Que você é capaz de ser 
feliz

É só me dizer
O que devo fazer
Pra curar essa dor
Deixo tudo pra trás
Se você me chamar
Sabe que vou estar
Perto de você
Longe nunca mais

O que ele fez pra você?
Eu sei que não é fácil esquecer
Se ele foi tão ruim
Não vá pensar o mesmo de mim

Sofrer assim sem merecer
Ele foi capaz
Sem compaixão de te prender
Sem te amar jamais

É só me dizer
O que devo fazer
Pra curar essa dor
Deixo tudo pra trás
Se você me chamar
Sabe que vou estar
Perto de você
Longe nunca mais

Deixa, por favor
Começar o amor
Eu te mostro a direção
Pro final feliz que você sempre quis
Toma aqui meu coração






 Continuem ligados nesta edição, que agora vai começar o...

Hoje o TopTulho Musical Do Passado vem FERVENDO de hits, já que vamos debulhar o ano de 1983, que foi extremamente frutífero pra música brasileira. São tantos clássicos que montar essa parada me deu um trabalhão medonho! Muita música boa ficou de fora,,,

Apertem os cintos então, que nossa nave nostálgica está indo para....1983!

HÁ 32 ANOS...

1) TOQUINHO E VINÍCIUS DE MORAIS - Aquarela
2) CAETANO VELOSO - Você É Linda
3) MARIA BETHÂNIA - Brincar De Viver
4) A TURMA DO BALÃO MÁGICO E DJAVAN - Superfantástico
5) ALCEU VALENÇA - Anunciação
6) LULU SANTOS - Um Certo Alguém
7) RITCHIE - Menina Veneno
8) KID ABELHA E OS ABÓBORAS SELVAGENS - Pintura Íntima
9) RAUL SEIXAS - Carimbador Maluco
10) CHICO BUARQUE - Eu Te Amo
11) ABSYNTHO - Meu Ursinho Blau Blau
12) NEY MATOGROSSO - Calúnias (Telma Eu Não Sou Gay)
13) OS PARALAMAS DO SUCESSO - Vital E Sua Moto
14) SIMONE - O Amanhã
15) ELIS REGINA - As Aparências Enganam
16) JORGE BEN - Rio Babilônia
17) GAL COSTA - Mil Perdões
18) TIM MAIA - Me Dê Motivo
19) DALTO - Espelhos D' Água
20) ROBERTO CARLOS - O Côncavo e o Convexo

Comentário de TH: A criançada estava em alta em 1983. A despeito de muitas músicas não serem necessariamente infantis, mas as crianças usufruíram bem da MPB naquele ano. 

Vejam o primeiro lugar: "Aquarela" se tornou um clássico das crianças, sendo uma música com mensagens tão positivas e bonitas. Toquinho venceu o ano, merecidamente. 

Outra música que os pequenos acabaram se "apossando" foi "Brincar de Viver", de Guilherme Arantes, aqui eternizada pela rainha Maria Bethânia, que aparece em terceiro lugar. O quarto lugar também é pros guris: A Turma Do Balão Mágico aparece no TopTulho Do Passado com o hino infantil "Superfantástico", que conta com a superfantástica participação de Djavan. Pra completar a festa da criançada, vem o tio Raul com seu "Carimbador Maluco"

Tem Chico Buarque em dose dupla também: na voz de Gal (Mil Perdões) e ele próprio, com sua "Eu Te Amo". Tim Maia e sua dor de cotovelo ("Me Dê Motivo"), Jorge Ben e seu swing ("Rio Babilônia"), Alceu com sua profética "Anunciação" e Dalto e seu romantismo ("Espelhos D' Água"), deixam a parada mais diversificada. 

O samba veio representado por Simone, com seu mega clássico "O Amanhã". E Elis Regina dá um toque classudo à nossa lista com sua interpretação sensível de "As Aparências Enganam".

E o rock nacional lança mais alguns clássicos: Lulu Santos aparece de novo, dessa vez com um grande sucesso: "Um Certo Alguém" é a cara dos anos 80. Os Paralamas Do Sucesso (minha banda nacional favorita), estreia no TopTulho com a primeira versão de "Vital E Sua Moto", e Paula Toller também pinta aqui pela primeira vez, liderando o Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens, com sua "Pintura Íntima". (Fazer amor com a empregada... :D)

E tem as engraçadas, também: Ney Matogrosso faz uma crítica bem humorada às especulações de sua orientação sexual com sua versão de "Calúnias"; Absyntho lança um mega clássico do trash 80's: "Meu Ursinho Blau Blau", inesquecível. E a "Menina Veneno" (a do abajour cor de carne) do Ritchie estava estouradaça naquele 1983. Grande ano!

O segundo lugar (que quase foi o 1º), ficou pra Caetano e a declaração-mor da música brasileira: "Você É Linda".






Peguem agora seus lápis Faber Castell e vamos desenhar um futuro lindo, ao som dessa bela canção. Não há como não se emocionar :´


AQUARELA
Toquinho e Vinícius de Morais

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva
Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu

Vai voando, contornando a imensa curva norte-sul
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco navegando
É tanto céu e mar num beijo azul

Vai voando, contornando a imensa curva norte-sul
Vou com ela viajando Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela branco navegando
É tanto céu e mar num beijo azul

Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo, sereno e lindo
E se a gente quiser ele vai pousar.

Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo
Um menino caminha e caminhando chega no muro
E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar
Não tem tempo nem piedade nem tem hora de chegar
Sem pedir licença muda nossa vida
Depois convida a rir ou chorar

Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia enfim
Descolorirá

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
Que descolorirá
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Que descolorirá


TH - Um cisco, aqui...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...